Protetor solar em gel: como usar e quais as vantagens

Protetor solar em gel: como usar e quais as vantagens

Se você está em busca de proteção solar com rápida absorção e eficácia, está na hora de conhecer e entender mais sobre o protetor solar em gel. Confira o conteúdo completo e saiba quais as vantagens, dicas e indicações.

Qual a função do protetor solar?

Independente de sua textura, o protetor solar tem como objetivo absorver, refletir ou dispersar a radiação ultravioleta (UV), ajudando a prevenir os efeitos nocivos da exposição solar, como queimaduras, envelhecimento precoce, danos celulares e hiperpigmentação. 

A escolha pelo protetor solar ideal pode variar conforme suas necessidades. Textura, FPS e ativos devem ser levados em conta, já que são cruciais para a proteção e tratamento adequado. 

Protetor solar em gel 

Com maior concentração de água em sua formulação, que permite textura leve e de rápida absorção, o protetor solar em gel é caracterizado pela sua consistência, que deixa um acabamento mais seco e sem a sensação pegajosa, o que o torna ideal para pessoas com pele oleosa ou que preferem uma sensação menos pesada na pele. 

Assim filtros solares com outras texturas, o protetor solar em gel protege a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta (UV) do sol.  

Benefícios de uso do protetor solar em gel 

De forma geral, o protetor solar em gel possui como benefícios principais: 

  • Proteção contra os raios UV: previne queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele, manchas escuras e reduz o risco de câncer de pele; 
  • Rápida absorção: facilmente absorvido pela pele, forma uma barreira protetora de forma eficaz; 
  • Textura leve e toque seco: com textura leve e refrescante, proporciona um toque seco e mate na pele; 
  • Compatibilidade com diferentes tipos de pele: adequado para vários tipos de pele, incluindo peles oleosas, mistas e sensíveis; 
  • Ideal para todos os tons de pele: quando transparente, pode ser aplicado em todos os tons de pele, sem deixar resíduos brancos; 
  • Propício para climas quentes: proporciona uma sensação de frescor e conforto na pele, mesmo em dias quentes; 
  • Não obstrução dos poros: quando não comedogênico, não obstrui os poros, o que é importante para pessoas propensas à acne ou que têm pele sensível; 
  • Uso diário: pode ser aplicado facilmente antes e depois da maquiagem e não interfere com a rotina de cuidados com a pele; 
  • Reaplicação prática: fácil de espalhar, permite fácil reaplicação ao longo do dia para garantir a proteção contínua contra os raios UV. 

Quem pode usar o protetor solar em gel?

 

Adequado para todas as pessoas, o protetor solar em gel pode ser recomendado, mais especialmente, para situações de pessoas com pele oleosa ou mista, devido a rápida absorção e sensação mais seca e mate, pessoas com peles sensíveis, pela formulação conter menos ingredientes espessantes e potencialmente irritantes, pessoas que vivem sob climas quentes, pois proporciona uma sensação de frescor e evita o acúmulo de oleosidade na pele, pessoas que praticam atividades esportivas ou ao ar livre, já que o aplique e reaplique é mais prático mediante ao contato da pele com a água, e pessoas que usam diariamente maquiagem, devido ao produto ajudar a criar uma base para a aplicação de produtos de maquiagem. 

Protetor solar em gel para pele oleosa 

Quando o assunto é pele oleosa, o protetor solar em gel é frequentemente recomendado. Isso porque o gel possui uma textura leve e não oleosa, tem fácil e rápida absorção, evitando a sensação pegajosa ou brilhante, e oferece um acabamento seco que ajuda a controlar o brilho e a aparência oleosa ao longo do dia.

Passo a passo para uso do protetor solar em gel 

Assim como os demais protetores solares, o protetor solar gel, para maior eficácia, deve ser aplicado na seguinte ordem: 

  • Limpe a pele: antes de aplicar o protetor solar em gel, certifique-se de que sua pele esteja limpa e seca; 
  • Aplique na quantidade adequada: 3 dedos preenchidos com o produto é a quantidade recomendada, equivalente a uma colher de chá; 
  • Distribua uniforme: espalhe o protetor solar em gel com as mãos em movimentos suaves e circulares; 
  • Cubra todas as partes expostas: certifique-se de distribuir o protetor de forma uniforme em todas as áreas expostas, incluindo orelhas, parte de trás do pescoço e colo; 
  • Cuidado com os olhos: evite aplicar o protetor solar em gel muito próximo dos olhos, pois alguns ingredientes podem causar irritação; 
  • Reaplique: se estiver se expondo ao sol por um período prolongado ou após nadar, suar ou se secar com uma toalha, é importante reaplicar o protetor solar em gel a cada duas horas para garantir uma proteção eficaz. 

Aplicação do protetor solar em gel e maquiagem 

Aplicado anteriormente à maquiagem, quando a pele estiver limpa, ou reaplicado sobre a maquiagem, no decorrer do dia, a aplicação correta do protetor solar em gel auxiliará na preparação da pele e absorção adequada para eficácia da proteção solar, formando barreira contra os raios ultravioleta (UV) do sol. 

Além disso, quando absorvido pela pele, o protetor solar em gel pode ajudar a criar uma superfície mais uniforme para a aplicação da maquiagem, permitindo que ela fixe melhor e dure por mais tempo. 

Diferenças entre protetores solares em gel 

Sabendo que a coloração do protetor solar em gel depende da sua formulação, as diferenças entre marcas podem ir além, incluindo ingredientes ativos, como filtros solares físicos e químicos, nível de proteção oferecido (FPS), aditivos de benefícios extra à pele, como antioxidantes, vitaminas ou extratos botânicos, sensação na pele, podendo ser mais seca e mate ou mais hidratante e suave, fragrâncias que afetam experiência do consumidor e resistência à água. 

Composição do protetor solar em gel 

A lista de ingredientes de um protetor solar em gel pode variar conforme a marca, formulação e país de origem 

No entanto, de forma geral, ele é composto por uma combinação de ingredientes como avobenzona, octinoxato, octocrileno, oxibenzona, dióxido de titânio e óxido de zinco, que promovem a proteção contra os raios UVA e UVB, emolientes, que auxiliam a hidratação da pele, agentes gelificantes, que dão a consistência de gel ao produto, agentes espessantes, que ajustam a viscosidade e textura do gel, conservantes, que garantem a estabilidade do produto, antioxidantes, que ajudam a proteger a pele contra os danos dos radicais livres causados pela exposição solar, e fragrâncias, que melhoram a experiência sensorial durante a aplicação. 

Coloração do protetor solar em gel 

Embora a eficácia do protetor solar não esteja relacionada a coloração e sim ao FPS presente na fórmula, muitas vezes a escolha pelo produto é exatamente devido a sua cor.

O que poucos sabem é que a transparência ou a opacidade do protetor solar em gel pode depender de vários fatores, incluindo os ingredientes utilizados na formulação. 

Protetores com maior presença de filtros solares físicos, por exemplo, contém dióxido de titânio e óxido de zinco, e pode haver a coloração levemente branca, devido a refletirem e dispersarem a radiação ultravioleta do sol, ao invés de absorvê-la.  

Já os protetores que utilizam, principalmente, filtros solares químicos, com avobenzona e octinoxato, geralmente têm uma aparência mais transparente e são menos propensos a deixar resíduos brancos na pele, devido ao filtro ser projetado para absorver a radiação UV e transformá-la em energia, minimizando o efeito visível na pele. 

Protetor solar transparente 

Com textura similar a um gel, mas ainda mais inovadora, o Protetor Solar Facial Transparente Aveludado da Ollie tem em sua formulação filtros químicos, que permitem 100% transparência em todos os tons de pele, com ativos de skincare, como a vitamina E, que agem potencializando os efeitos da proteção solar de FPS 40 e FPUVA 14, combatendo ao envelhecimento precoce, rugas e linhas de expressão. 

Leve e aveludado, ele ainda controla a oleosidade por até 8h, promovendo o cuidado necessário para a sua pele! 

Acesse nosso site, conheça e garanta o seu

Diferenças entre protetor solar em gel e demais texturas 

Apesar da proteção solar oferecida não estar diretamente relacionada à textura, mas sim aos ingredientes ativos e ao FPS, as diferenças entre um protetor solar em gel e protetores em outras texturas podem ser observadas em diversos aspectos, como: 

  • Gel: mais adequado para peles oleosas e climas quentes, espalha facilmente e é absorvido rapidamente, sem deixar resíduos oleosos ou pegajosos, proporcionando uma sensação mais seca e suave; 
  • Creme: indicado para peles secas, devido à sua maior capacidade de hidratação, é fácil de aplicar, mas com maior demora na absorção; 
  • Loção: fluído e leve, é adequado para vários tipos de pele, pois oferece equilíbrio entre hidratação e leveza, com fácil espalhabilidade; 
  • Spray: prático, líquido e aplicado por pulverização com espalhe que exige as mãos, alcança áreas mais difíceis; 
  • Stick: sólido, é conveniente para pessoas que buscam maior precisão na proteção para aplicação direta em áreas específicas. 

As diferentes texturas de protetores solares 

Devido as diferentes preferências e necessidades dos consumidores, os protetores solares possuem diversas texturas e características em suas formulações. 

Entre as razões mais comuns para a diversidade de texturas, estão:  

  • Tipos de pele: texturas variadas permitem que os filtros solares sejam mais adequados para diferentes tipos de pele; 
  • Preferências e atividades pessoais: as preferências e atividades dos consumidores influenciam na seleção da textura que mais lhes agrada; 
  • Tecnologia de formulação: a seleção de emolientes, espessantes, agentes gelificantes e outros ingredientes influencia diretamente na textura final do produto; 
  • Absorção e penetração: alguns produtos são formulados para serem absorvidos rapidamente, enquanto outros podem permanecer mais tempo na superfície da pele; 
  • Efeito cosmético: a variedade permite proporcionar efeitos como ação matificante, sensação refrescante ou acabamento suave para facilitar a aplicação da maquiagem. 

Texturas mais encontradas em protetores solares

Pelos motivos mencionados no tópico acima, há diferentes texturas utilizadas em protetores solares, sendo as mais encontradas em creme, com textura espessa e cremosa, loção, em textura mais fluída, gel, com melhor acabamento e leveza, spray, com mais facilidade de aplicação, stick, com textura sólida, e mousse, com textura suave e aerada.