Olheiras: quais são as causas, como cuidar e diminuir
A olheira causa um desconforto estético em quem tem, por isso muitos recorrem a tratamentos caseiros sem ir a fundo na causa delas. Descubra o que causa as olheiras, como tratar e mais.
O que são olheiras?
As olheiras são um problema comum de beleza que afeta muitas pessoas. Elas se manifestam como áreas de pele mais escura sob os olhos, dando a impressão de olhos cansados e envelhecidos. Segundo um estudo publicado na revista Surgical & Cosmetic Dermatology (S&CD) , as olheiras são mais comuns em mulheres.
Elas podem variar em intensidade e cor, e entender suas causas é fundamental para saber como cuidar e diminuir esse incômodo.
O que causa olheiras?
Fatores Genéticos
A predisposição genética desempenha um papel importante. Se alguém da sua família tem olheiras, você pode ter propensão a tê-las também.
Hiperpigmentação
O excesso de melanina ou abundância de vasos sanguíneos na região também são uma causa das olheiras, tanto que descendentes de árabes, indianos ou pessoas negras que têm geneticamente maior tendência a acumular maior quantidade de melanina ao redor dos olhos sofrem com essa condição.
Fadiga e falta de sono
A falta de sono adequado é uma das principais causas de olheiras. O cansaço excessivo faz com que os vasos sanguíneos sob os olhos se dilatem, tornando as olheiras mais visíveis.
Envelhecimento
Com o passar do tempo, a pele ao redor dos olhos vai ficando mais fina, permitindo que os vasos sanguíneos e o pigmento se tornem mais visíveis. Pessoas com órbitas mais profundas também apresentam olheiras por conta do formato dos ossos que deixam os olhos fundos.
Alimentação e hidratação
A falta de uma dieta equilibrada e a desidratação podem contribuir para o aparecimento da condição.
Quais os tipos de olheiras?
Olheiras pigmentares:
resultam da produção excessiva de melanina, tornando a área mais escura. Esse tipo de olheiras pode ter três cores diferentes: preta, marrom e verde.
Olheiras vasculares:
causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos sob os olhos, criando uma coloração azul, roxa, vermelha ou rosa.
Olheiras estruturais:
devido à perda de volume na região sob os olhos, que pode ocorrer com o envelhecimento. Essa, normalmente, tem a cor castanha.
Olheiras mistas:
combinação de mais de um tipo de olheira, sendo comum observar pigmentação e vasos dilatados juntos. A cor pode variar.
Como diminuir olheiras?
As olheiras podem mudar de intensidade conforme cada fase da sua vida e de acordo com os hábitos de cada uma, mas há alguns tratamentos que podem ajudar a amenizar o incômodo.
1. Tratamentos estéticos para olheiras
- Preenchimento com ácido hialurônico para olheiras
No procedimento de preenchimento com ácido hialurônico para olheiras, o ácido é injetado na região dos olhos, preenchendo as áreas que contribuem para a aparência. Isso pode incluir a atenuação de olheiras pigmentares ou olheiras vasculares. O ácido hialurônico preenche o espaço e proporciona uma aparência mais uniforme.
- Luz pulsada para olheiras
A luz pulsada é uma tecnologia que emite pulsos de luz de alta intensidade em comprimentos de onda específicos. Quando aplicada na área dos olhos, ela tem como objetivo tratar diferentes tipos de olheiras, como pigmentares e vasculares, clareando, deixando-as mais uniforme e melhorando a textura.
- Carboxiterapia
A carboxiterapia é um procedimento estético minimamente invasivo que envolve a injeção controlada de dióxido de carbono (CO2) medicinal na área dos olhos. É ideal para olheiras vasculares pois causa a oxigenação do tecido, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pigmentação da área.
Lembrando que esses procedimentos são, geralmente, minimamente invasivos e devem ser realizados no consultório médico. É muito importante que busque por profissionais especializados para fazer os procedimentos de forma segura, combinado?
2. Produtos para clarear olheiras
Ter uma rotina de skincare para clarear olheiras ajuda e muito a suavizar a área. Dê preferência por produtos com esses componentes:
1. Niacinamida:
a niacinamida é útil tanto para olheiras pigmentares quanto vasculares, pois fortalece a barreira cutânea, melhora a hidratação da pele e reduz a vermelhidão da área.
2. Cafeína:
a cafeína é frequentemente encontrada em produtos para os olhos devido à sua capacidade de reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea, o que pode beneficiar as olheiras vasculares.
3. Retinol:
o retinol ajuda a promover a renovação celular e pode ser útil no tratamento de olheiras pigmentares, pois ajuda a clarear a pele e suavizar a textura. Busque por produtos com retino que sejam específicos para a área dos olhos.
4. Ácido hialurônico:
esse ativo, além de ser usado para preenchimento, tem a função de hidratar a pele, deixando-a mais viçosa, diminuindo rugas e linhas de expressão na região dos olhos. Ele é um ótimo produto para ser usado antes de ácidos mais agressivos, como Hidroquinona.
5. Hidroquinona (com prescrição médica):
em alguns casos, quando outras opções não são eficazes, os dermatologistas podem prescrever produtos com hidroquinona para olheiras pigmentares. Ele é um agente despigmentante que inibe o processo de produção de melanina na pele, reduzindo assim a produção desse pigmento. Este é um ingrediente potente e deve ser usado apenas sob orientação médica.
Receitas caseiras para olheiras
É preciso sempre ter cuidado ao aplicar receitas caseiras, afinal não há estudos ou comprovação científica sobre a assertividade de todas elas. Olha só as mais populares:
- Aplicar gelo:
fazer compressa com gelo ajuda a desinchar o rosto e melhorar o aspecto das olheiras, mas é preciso tomar cuidado para não aplicar o gelo diretamente no local, pois pode queimar a área. O ideal é envolver o gelo em um pano e aplicá-lo lentamente sobre o rosto. Se você está se perguntando quanto tempo deixar o gelo nas olheiras, a resposta é 10 minutos.
- Máscara de pepino:
o pepino tem uma incrível ação clareadora que ajuda na circulação do sangue e pode contribuir para diminuir olheiras. Para fazer a máscara caseira de pepino, rale o pepino, bata com 100 ml de água e uma clara de ovo no liquidificador e coe. Aplique com um pincel, deixe a máscara agir por 15 minutos, remova a película com cuidado e lave o rosto com água.
O que pode piorar olheiras? O sol é uma das razões!
É comum que as olheiras fiquem mais aparentes depois de um dia de sol, piscina ou praia. Isso acontece porque o calor pode causar a hiperpigmentação da pele, como no caso do melasma e quando o assunto é uma área muito fina e sensível, como a dos olhos, é preciso cuidado redobrado.
A chamada hiperpigmentação periorbital, escurecimento excessivo da pele na área ao redor dos olhos, tende a piorar em altas temperaturas e como prevenir? Usando proteção solar!
Só a proteção solar vai evitar que haja o escurecimento por causa dos raios solares, além de outros fatores causados pelo sol, como surgimento de linhas de expressão, perda de colágeno, flacidez e câncer de pele.
Por isso, nunca se esqueça de aplicar sua proteção solar nas pálpebras e ao redor dos olhos, combinado?
Busque por produtos que sejam oftalmologicamente testados, como os da Ollie que têm alta proteção solar, ativos de skincare e muito mais.
Para as pálpebras, a Ollie possui o Bastão 3 em 1, incrível para olhos, bochechas e lábios. FPS 95, FPUVA 40, ácido hialurônico, vitaminas C e E e três cores incríveis.
Imagem principal retirada do site Shutterstock