O que é luz azul e como proteger sua pele dela
Atualmente estamos muito expostos a dispositivos eletrônicos e a luz azul emitida por eles pode causar impactos na nossa pele. Vem com a gente descobrir quais são.
Atualmente estamos muito expostos a dispositivos eletrônicos e a luz azul emitida por eles pode causar impactos na nossa pele. Vem com a gente descobrir quais são.
O que é luz azul?
A luz azul faz parte do espectro de luz visível, que inclui todas as cores que podemos perceber com nossos olhos. Ela é encontrada naturalmente nos raios solares e é essencial para regular nosso ritmo circadiano, que é nosso relógio interno, afetando nosso estado de alerta e sono. Além disso, também é emitida por fontes artificiais, como telas de dispositivos eletrônicos.
E com a criação da luz artificial nós passamos a ter contato diariamente e durante todo o dia à luz azul, o que pode gerar danos à pele.
Embora os raios solares sejam os principais emissores da luz visível, a luz azul é responsável por % da emissão em que estamos expostos. Ficar exposto à essa luz por oito horas equivale a alguns minutos de exposição solar em dias mais quentes.
Quais os danos da luz azul para a pele?
1. Piora das manchas
Segundo aLi et al. (2024), a luz azul está relacionada ao aparecimento e agravamento das manchas na pele, especialmente no rosto, ao estimular a produção de melanina.
2. Agravamento do melasma
O tipo de radiação emitida pela luz azul pode desencadear ou piorar manchas de melasma, já que ela estimula a produção de melanina, que é o pigmento responsável pela cor da pele. Com o tempo, a exposição contínua à essa luz pode levar ao desenvolvimento de manchas escuras e irregularidades no tom da pele.
3. Envelhecimento precoce
Estudos demonstram que a luz azul pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele. A exposição à luz azul induz a formação de espécies reativas de oxigênio (estresse oxidativo), que promovem a degradação do colágeno e da elastina, estruturas essenciais para a firmeza e elasticidade. Esse efeito é potencializado quando a luz azul atua em conjunto com a radiação UVA, acelerando alterações típicas do fotoenvelhecimento.
Como proteger a pele da luz azul?
Use protetor solar diariamente
Sempre falamos da importância do uso correto do protetor solar, pois só ele protege a pele dos raios solares do tipo UVA, que é uma luz invisível presente durante todo o dia e do tipo UVB, que é responsável pela vermelhidão da pele e está mais presente entre 9h e 15h.
Já para proteger a pele da luz azul do celular e de outros dispositivos é preciso buscar produtos com proteção solar que quando usados em fórmulas com cor, refletem e dispersam a luz azul, construindo uma barreira física na pele, além de camuflar manchinhas de acne, melasma e servir como uma maquiagem.
Use ativos antioxidantes
Embora não "bloqueiem" fisicamento a luz azul, os ativos antioxidantes neutralizam os radicais livres, gerados por ela, em excesso, podem danificar as células saudáveis da pele. Quando combinados ao protetor solar, esses ativos potencializam a defesa contra a luz azul e contra os danos causados pelos raios solares, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas.
Para incluir os ativos antioxidantes na rotina de skincare e se proteger sem precisar utilizar diversos itens, você pode optar por produtos com proteção solar que contenham esses ativos, um exemplo é o RonaCare® AP, presente nos nossos Protetor Solar em Bastão com Cor FPS 95, Protetor Solar em Bastão Incolor FPS 95, Protetor Solar em Bastão 3 em 1 FPS 95, Hidratante Labial FPS 50 e o Protetor Solar Mineral Fluido FPS 50, que ajuda a proteger a pele do estresse oxidativo enquanto você mantém sua rotina de cuidados.
Limite o tempo de exposição à luz azul
Tente reduzir o tempo de exposição a dispositivos eletrônicos, especialmente antes de dormir, pois assim diminuirá a quantidade de radiação a que a pele é exposta.
Precisa usar protetor solar à noite?
Não. À noite, o ideal é diminuir o brilho de aparelhos eletrônicos e utilizar produtos leves que possuem ativos antioxidantes capazes de neutralizar parte dos efeitos da luz azul.