Melanose Solar e Fotoenvelhecimento
Entenda tudo sobre essas manchinhas escuras que surgem na pele.
Se você tem ou conhece alguém com o hábito de pegar MUITO sol, já deve ter percebido umas manchinhas mais escuras na pele, principalmente em regiões como rosto, mãos e braços.
A melanose solar ou mancha senil acontece pelo excesso de exposição ao sol, se manifestando em tons de marrom ou cinza por causa do acúmulo de melanina, que é o pigmento responsável por dar cor à nossa pele.
O que causa a melanose solar?
A principal causa da melanose solar é a exposição excessiva e sem proteção solar ao longo dos anos, além de fatores genéticos e o envelhecimento natural da pele.
A radiação ultravioleta estimula a produção de melanina, provocando essas manchas. Por isso, é tão importante caprichar no uso do filtro solar SEM moderação!
Diquinha de ouro
Com a altíssima proteção solar do Bastão com Cor de Ollie, por exemplo, você consegue reunir em um produto um FPS de 95 com FPUVA 40, cobertura de base e ainda cobrir essas manchinhas ou um possível Melasma!
Como tratar a melanose solar?
O tratamento da melanose solar pode incluir procedimentos que ajudem a acabar com as células pigmentadas e estimular a renovação da pele como:
laser de CO2, luz pulsada ou peelings químicos.
Também existem cremes com ativos como hidroquinona, ácido kójico ou vitamina C que podem ajudar.
Mas vale lembrar que antes de tomar qualquer atitude para tratar a melanose, é essencial procurar um dermatologista da sua confiança para ter o diagnóstico e o tratamento certo para a sua pele!