Maquiagem dá espinhas? Mito ou verdade

Maquiagem dá espinhas? Mito ou verdade

Ao longo dos anos muito tem se falado se maquiagem pode causar espinhas, por isso viemos contar tudo sobre e desvendar esse mistério.

A acne é um assunto muito comentado, segundo o Journal of American Academy of Dermatology, 54% das mulheres com mais de 25 anos têm acne facial. 

Já a maquiagem é um dos itens mais queridos para os amantes de produtos de beleza, sendo usada diariamente por 37% das mulheres, de acordo com a pesquisa realizada pela Picodi, mas será que o uso da maquiagem tem relação com o surgimento de espinhas? 

Como as espinhas surgem? 

As espinhas geralmente resultam de uma combinação de fatores, incluindo o aumento da produção de óleo pela pele, células mortas que obstruem os poros e o crescimento de bactérias. Esta é a base para entendermos se a maquiagem desempenha algum papel nesse processo. 

Quais os fatores que podem causar espinhas? 

Produção excessiva de óleo (sebo) 

As glândulas sebáceas na pele produzem óleo para mantê-la hidratada. No entanto, em algumas pessoas, essas glândulas podem produzir excesso de óleo, contribuindo para a obstrução dos poros. 

Células mortas da pele 

As células da pele mortas são naturalmente eliminadas do corpo, mas quando ocorre uma produção excessiva ou inadequada dessas células, elas podem obstruir os poros, favorecendo o surgimento de espinhas. 

Hormônios 

Alterações hormonais causam espinhas, sim. A puberdade, menstruação, gravidez e condições, como a síndrome do ovário policístico, podem causar flutuações hormonais que aumentam a produção de óleo na pele. 

Genética 

A predisposição genética também pode desempenhar um papel. Se há histórico de acne na família, a probabilidade de uma pessoa desenvolver espinhas pode ser maior. 

Maquiagem causa acne? 

A resposta é não! A maquiagem por si não causa espinha, mas certos produtos e práticas podem contribuir para o desenvolvimento da acne, especialmente se não forem utilizados corretamente. 

A maioria dos produtos de maquiagem modernos é formulada de maneira a ser segura para a pele e não contribuir para o desenvolvimento de acne, de qualquer forma, se você já possui o histórico de acne, é importante se atentar a alguns tópicos na escolha da maquiagem e no uso dela: 

Checar se a fórmula é não comedogênica 

Os produtos não comedogênicos são formulados para não obstruir os poros, reduzindo assim o risco de desenvolvimento de espinhas. 

Leia também Produtos não comedogênicos: o que são e como incluir em sua rotina. 

Verificar a tecnologia usada no produto 

A indústria de cosméticos investe em pesquisa e tecnologia para desenvolver produtos que sejam leves, respiráveis e adequados para diferentes tipos de pele. Muitas marcas produzem maquiagem que permite a ventilação da pele, minimizando a chance de obstrução dos poros. 

Remover a maquiagem adequadamente 

O cuidado adequado na aplicação e remoção da maquiagem é crucial. Deixar a maquiagem na pele por períodos prolongados ou remover de maneira inadequada pode levar à obstrução dos poros. Então certifique-se que a maquiagem foi removida completamente ao final do dia. 

Usar produtos certos para peles sensíveis 

Algumas pessoas podem ser sensíveis a certos ingredientes presentes em produtos de maquiagem, o que pode levar a reações alérgicas ou irritações, se esse é o seu caso, é importante usar produtos adequados a esse tipo de pele e, principalmente, consultar um médico de confiança. 

Nunca usar produtos vencidos 

Utilizar maquiagem vencida é prejudicial para a pele. Ingredientes desgastados ou deteriorados podem não apenas ser menos eficazes, mas também aumentar o risco de irritação e problemas cutâneos. 

Leia também Pode usar protetor solar vencido? 

Cuidados para evitar que a maquiagem dê espinhas 

Como já mencionamos, só a maquiagem não causa espinhas, mas é recomendado seguir alguns cuidados extras para evitar a acne, como: 

Limpeza adequada 

Antes de aplicar a maquiagem, limpe bem o rosto com um limpador adequado ao seu tipo de pele para remover sujeira e óleo. Não é indicado aplicar maquiagem no rosto sujo, isso pode entupir os poros. 

Hidratação 

Quando a pele não é devidamente hidratada, ela pode tentar compensar a falta de umidade produzindo ainda mais óleo. Muitas vezes o aparecimento das espinhas é falta de hidratação e antes da make ela se faz mais necessária, já que ajuda na aderência dos produtos na pele e equilibra a produção de óleo. 

Passe um hidratante leve e não comedogênico antes de aplicar a maquiagem. 

Limpeza dos pincéis 

Limpe regularmente os pincéis e esponjas de maquiagem para evitar o acúmulo de bactérias, células de pele mortas e óleo facial que possam ter ficado grudados durante o uso. Esses resíduos podem criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias, que, se transferidas para a pele, causam inflamação e espinhas. 

Para a limpeza dos pincéis, use sabão neutro ou produtos específicos de limpeza de pincéis. 

Não compartilhe maquiagem 

Não compartilhe seus produtos de maquiagem com outras pessoas para evitar a transferência de bactérias que podem causar espinhas, assim como conjuntivite e herpes labial. 

Não toque constantemente no rosto 

Nossas mãos entram em contato com diversas superfícies ao longo do dia, acumulando bactérias, germes e sujeira. Quando tocamos no rosto, esses microrganismos podem ser transferidos para a pele, aumentando o risco de infecções e inflamações, o que pode resultar em espinhas. 

Ao aplicar produtos de maquiagem com as mãos, se certifique que elas estejam limpas para que não haja essa transferência de bactérias. 

Use protetor solar 

Apesar de não evitar a acne, o protetor solar protege a pele dos raios solares que podem causar manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. 

Escolha um protetor solar para pele com acne que tenha toque seco, seja oil free e se tiver controle de oleosidade melhor ainda. 

A Ollie possui o Protetor Solar Transparente que além de FPS 40, FPUVA 14, controla a oleosidade por até 8 horas, tem toque aveludado semelhante a um primer e tem o sensorial confortável na pele. 

Quem tem acne pode usar maquiagem? 

Sim, quem tem acne pode usar maquiagem, mas é preciso se atentar a todas as dicas que falamos acima, como a pele com acne já é sensível, usar produtos vencidos ou pincéis sujos que podem piorar o quadro. 

Busque por maquiagens para pele com acne, pois esses produtos são formulados para não obstruírem os poros, minimizando assim o risco de piorar a acne. 

Pessoas com acne devem procurar orientação de um dermatologista para escolher produtos de maquiagem adequados às necessidades específicas de sua pele. Um profissional pode fornecer recomendações personalizadas e orientações sobre a melhor abordagem para o uso de maquiagem. 

Conheça a linha de produtos com alto FPS e cobertura de make da Ollie. O Bastão com Cor é perfeito para peles oleosas, tem FPS 95, FPUVA 40, toque aveludado que não pesa, além de ter ativos de skincare como ácido hialurônico, vitaminas C e E. Já o Bastão 3 em 1 que é blush batom e sombra, tem FPS 95, FPUVA 40, e está disponível em três cores lindas. O Pó Translúcido é perfeito para deixar a maquiagem para pele oleosa matte, tem FPS 30, FPUVA 10 e tem o benefício extra de controle de oleosidade. 

Conheça toda a linha clicando aqui.  

Imagens retiradas do site Freepik - stockking.