Mãos enrugadas: o que fazer para amenizar as rugas
As mãos enrugadas são consequência natural do envelhecimento, mas você sabe como amenizar as rugas das mãos? Vem com a gente!
As mãos são uma das partes do corpo que mais expõem nossa idade. Com o tempo, elas sofrem com os efeitos naturais do envelhecimento, perdendo elasticidade e ficando mais propensas às rugas.
Como se formam as rugas nas mãos?
Como mencionamos, as rugas nas mãos são resultado de um processo natural do corpo humano. Com o passar do tempo, a produção de colágeno e elastina, proteínas que conferem firmeza e elasticidade à pele, diminui. Além disso, a pele das mãos é naturalmente fina e constantemente exposta a agentes externos, como o sol e o vento, o que acelera o envelhecimento.
Há outros fatores que contribuem para o aparecimento de rugas nas mãos, como:
Exposição ao sol sem proteção solar
A exposição ao sol sem proteção solar é um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de rugas nas mãos. Os raios UV penetram na pele e danificam suas camadas mais profundas, quebrando fibras de colágeno e elastina, que são fundamentais para a firmeza e elasticidade. Além das rugas, o sol também pode causar manchas e ressecamento, acelerando o envelhecimento. O único produto capaz de proteger a pele dos raios solares é o protetor solar para as mãos.
Exposição a produtos químicos
Limpeza com produtos fortes ou o uso de certos cosméticos sem proteção pode danificar a pele das mãos. Esses produtos removem a camada natural de proteção, ressecam a pele e favorecem a perda de elasticidade.
Falta de hidratação
A hidratação inadequada, tanto externa (uso de cremes hidratantes) quanto interna (ingestão de água), reduz a elasticidade da pele, facilitando o aparecimento de rugas.
Clima e poluição
O frio, o vento e o ar seco podem ressecar a pele das mãos. Já a poluição e o contato com metais pesados ou substâncias presentes no ar prejudicam a renovação celular, contribuindo para o envelhecimento da pele.
Qual idade em que as rugas nas mãos começam a aparecer?
As rugas nas mãos geralmente começam a aparecer entre os 30 e 40 anos. A idade pode variar bastante, pois depende de fatores como genética, estilo de vida e cuidados com a pele. Pessoas com pele mais fina ou que se expõem muito ao sol sem proteção tendem a notar as rugas mais cedo, às vezes já por volta dos 25 anos.
É importante destacar que aqueles que mantêm uma rotina de cuidados, como o uso de hidratantes e protetor solar, podem não sofrer tão cedo com o surgimento das rugas nas mãos.
Leia também: Pró aging: envelhecimento com cuidados especiais.
Como cuidar das mãos para evitar rugas?
Com alguns passos, é possível cuidar das mãos, evitando o envelhecimento precoce da área.
Hidratação
Aplicar um creme hidratante para as mãos diariamente evita o ressecamento e aumenta a elasticidade da pele.
Proteção solar
Usar protetor solar, especialmente em atividades ao ar livre, ajuda a evitar a ação dos raios solares na pele.
Esfoliação
Fazer uma esfoliação suave uma vez por semana remove células mortas e ajuda a pele a absorver melhor os produtos de tratamento.
Luvas de proteção
Durante a limpeza doméstica ou manuseio de produtos químicos, usar luvas evita o contato direto com agentes que podem agredir a pele.
É possível tratar as rugas das mãos?
Sim, atualmente, existem vários métodos eficazes para suavizar os sinais de envelhecimento nas mãos, deixando elas mais jovens. É importante lembrar que os tratamentos não impedem o envelhecimento e surgimento de novas rugas nas mãos e todos devem ser indicados por dermatologistas.
Hidratação intensiva
Cremes com ingredientes como ácido hialurônico, retinol e vitamina C ajudam a aumentar a hidratação da pele e a estimular o colágeno, melhorando a elasticidade e reduzindo a aparência das rugas.
Peeling químico
Realizado em consultório, o peeling químico remove camadas superficiais da pele, estimulando a renovação celular e deixando a pele mais lisa e uniforme. Esse procedimento ajuda a reduzir as rugas e as manchas causadas pelo sol.
Laser e luz pulsada
Tratamentos com laser e luz pulsada podem estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a textura e a firmeza da pele. Eles também são eficazes para tratar manchas, dando uma aparência mais jovem às mãos.
Preenchimento com ácido hialurônico
Para quem já apresenta perda de volume e pele muito fina, o preenchimento com ácido hialurônico nas mãos pode restaurar o volume natural delas suavizando rugas e veias aparentes.
Como o protetor solar pode evitar o aparecimento de rugas nas mãos?
O protetor solar é uma das melhores formas de evitar o aparecimento de rugas nas mãos, pois ele protege a pele contra os danos dos raios ultravioleta (UV).
Esses raios, especialmente os UV-A, que penetram profundamente, danificam as fibras de colágeno e elastina da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade. Com o tempo, a exposição aos raios UV sem proteção enfraquece essas fibras, fazendo com que a pele perca sua capacidade de se manter firme e, consequentemente, forme rugas.
Além disso, a exposição prolongada ao sol sem proteção também causa manchas e ressecamento, o que agrava a aparência envelhecida das mãos. O protetor solar age formando uma barreira contra os raios UV, prevenindo esses danos e mantendo a pele das mãos mais saudável e jovem.
A Ollie possui o Creme Hidratante para as mãos que tem um FPS altíssimo (FPS 60, FPUVA 22). Ele age como um protetor solar e também hidratante, já que tem ativos que hidratam sem deixar a pele oleosa.
Com efeito clareador, graças a niacinamida na fórmula, o Creme para mãos Ollie ainda conta com manteiga de karité, extrato das folhas de cassia alata que preserva o DNA da pele das mãos e tem fragrância de pistache.
Saiba mais clicando aqui.
Imagem principal retirada do site Freepik.