Como prevenir o envelhecimento com extrato de Cássia Alata

Como prevenir o envelhecimento com extrato de Cássia Alata

A cássia alata é um ativo que tem ganhado admiradores por sua ação de prevenção contra o envelhecimento, quer saber como ela pode deixar a pele mais jovem? Vem com a gente!

Com o avanço da idade, a preocupação com a saúde e aparência da pele aumenta, por isso há alguns ativos no mercado, como o extrato de cássia alata, que devido às suas propriedades antienvelhecimento, pode ser um aliado na prevenção dos tão temíveis sinais de envelhecimento. 

Quando a pele começa a ter os primeiros sinais de envelhecimento? 

Antes de falarmos como a cássia alata ajuda no envelhecimento, é preciso entender como ele ocorre no nosso corpo. 

Os sinais de envelhecimento geralmente começam a se manifestar a partir dos 25 a 30 anos, quando o corpo reduz a produção de colágeno e elastina, que são proteínas essenciais para a firmeza da pele. 

A partir dos 20 anos 

É comum começar a notar uma leve perda de elasticidade e o surgimento de linhas finas em áreas de muita expressão, como ao redor dos olhos (pés de galinha) e boca. 

A partir dos 30 anos 

Os sinais de envelhecimento se tornam mais evidentes, com rugas mais profundas, especialmente em pessoas que tiveram alta exposição ao sol ou outros fatores ambientais. A pele também pode começar a ter manchinhas causadas pelo acúmulo de danos solares. 

Aos 40 e 50 anos 

A perda de volume facial, flacidez e rugas mais pronunciadas tornam-se mais comuns. A textura da pele tende a ficar mais áspera, e a hidratação natural diminui, aumentando o ressecamento. 

O que é cássia alata? 

Conhecida também como DN-Age®, é um ativo extraído das folhas da cassia alata, uma planta que libera um composto responsável por proteger o DNA que ajuda a conter os danos causados pela radiação UVA e UVB. 

Popularmente utilizada na medicina tradicional para tratar infecções de pele e inflamações, a planta é rica em flavonoides, antioxidantes e compostos bioativos que trazem inúmeros benefícios para a pele 

Cada vez mais a planta vem sendo usada na proteção contra os efeitos do envelhecimento, proporcionando um cuidado natural e preventivo. 

Quais os benefícios da cassia alata? 

Prevenção do envelhecimento precoce 

Reduz rugas, linhas finas e perda de elasticidade, protegendo o DNA nuclear e mitocondrial dos danos causados pelos raios UV. 

Preservação da função celular da pele 

Mantém a produção de energia nas células, preservando a vitalidade da pele.  

Reparo celular 

Apoia os mecanismos naturais de reparo do DNA, acelerando a regeneração da pele após a exposição solar.  

Manutenção da textura da pele 

Previne alterações no microrrelevo, mantendo a pele radiante e uniforme. 

A cassia alata pode prevenir o envelhecimento da pele? 

Com o passar dos tempos, o DNA da pele, que é um material genético que está presente nas células que fazem a função de regeneração, se danifica graças a fatores internos e externos como poluição, exposição ao sol sem proteção, o que compromete a pele, causando o envelhecimento, manchinhas, flacidez, etc. 

A cassia alata reduz a fragmentação do DNA e atua de forma preventiva para evitar mais danos futuros. Então, sim, a cassia alata pode prevenir danos ao DNA das células. 

Suas propriedades antioxidantes funcionam de forma preventiva, inibindo a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que causam danos às células da pele e levam ao aparecimento de rugas, flacidez e manchas. Além disso, seu uso contínuo ajuda a criar uma barreira protetora que minimiza os efeitos do estresse ambiental, como a poluição e a exposição solar.  

Como funciona a proteção do DNA promovida pela cassia alata? 

Um dos aspectos mais fascinantes da Cássia Alata é sua capacidade de proteger o DNA das células da pele. A exposição à radiação UV e outros agentes estressores ambientais pode danificar o DNA das células, o que leva à morte celular e ao envelhecimento prematuro.  

O extrato de Cássia Alata contém compostos que ajudam a reparar e proteger o DNA, evitando a degradação celular. Ao preservar a integridade genética das células, a planta contribui para uma pele mais resistente aos sinais do tempo e menos propensa a desenvolver danos estruturais, como rugas profundas e perda de elasticidade. 

A cassia alata pode reverter danos já existentes na pele? 

O extrato de Cássia Alata tem propriedades antioxidantes e protetoras, mas não é capaz de reverter 100% dos danos já existentes na pele, como rugas profundas, manchas ou perda de elasticidade que resultam do envelhecimento. 

Por reforçar as defesas naturais da pele, o ativo ajuda a reparar pequenos danos antes que se tornem irreversíveis, o que retarda o aparecimento de novos sinais de envelhecimento. 

A cassia alata protege a pele dos raios solares? 

Sim, o extrato de Cássia Alata oferece uma proteção adicional à pele contra os danos causados pelos raios solares. Embora ele não substitua o uso de protetor solar, seus compostos bioativos ajudam a proteger as células da pele dos efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta (UV), especialmente os raios UVB, sendo um ótimo ativo para ser usado com seu protetor solar. 

No mercado existem alguns produtos que unem alto FPS à tecnologia da cassia alata, como o:

  • Protetor Solar Mineral Fluido Ollie, que tem FPS 50, FPUVA 16. Além da cassia alata que atua como antioxidante, ele tem esqualano e niacinamida que reforçam a hidratação da pele, além de fortalecer a barreira cutânea;

  • Protetor Solar Corporal Spray Bifásico Ollie, além de ser uma tecnologia exclusiva que une duas texturas (água e óleo seco), tem FPS 35, FPUVA 12, hidrata até 6 horas, tem sensorial superleve e que não pesa na pele. Ah, e conta com a cássia alata que regenera e acalma a pele;
  • Creme Hidratante para Mãos Ollie, que tem FPS 60, FPUVA 22, além do extrato de cassia alata, niacinamida e manteiga de karité, ativos que trazem benefícios diversos à pele, hidratanto e reduzindo e prevenindo manchas.

 

Conheça todos os produtos da Ollie clicando aqui. 

 

Imagem retirada do site Freepik.