Tudo que você precisa saber sobre o Ácido Salicílico
Não é por acaso que ele é o queridinho dos dermatologistas quando o assunto é acne.
Se você tá na busca de uma pele livre de espinhas, provavelmente já ouviu falar do Ácido Salicílico. Esse ativo de skincare é um dos mais recomendados por dermatologistas no combate à acne, muito comum em peles mais oleosas.
Assim como em qualquer tratamento, é muito importante entender como esse ativo funciona e quais cuidados necessários na hora de usar, principalmente quando falamos de proteção solar. Bora esclarecer tudo isso?
O que é o Ácido Salicílico?
O Ácido Salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) conhecido pelas suas propriedades esfoliantes, anti-inflamatórias e reguladoras de oleosidade. Ele é extraído da casca de salgueiro e age bem nos poros, ajudando a remover as células mortas, controlando a oleosidade e prevenindo o surgimento de espinhas.
Como o Ácido Salicílico funciona na pele?
Ele entra na camada superficial e dissolve as impurezas e o excesso de óleo que obstruem os poros. Sua ação anti-inflamatória ajuda a diminuir o vermelho e o inchaço das espinhas, além de promover uma renovação celular mais rápida.
Benefícios do Ácido Salicílico
Já deu para perceber que esse ativo é poderoso, né? Anota aí tudo o que ele faz pela sua pele:
-
Controla a oleosidade
Já que ele ajuda a reduzir a produção de sebo da pele.
-
Promove uma esfoliação suave
Ele remove as células mortas, deixando a pele mais uniforme.
-
Previne cravos e espinhas
Como falamos, ele mantém os poros limpos e desobstruídos.
-
Combate espinhas
Ah, e não é só a acne inflamável, tá? A não inflamatória também.
Como usar o Ácido Salicílico
Existe uma variedade de dermocosméticos com esse ativo, em formato de sabonetes e loções, em concentrações menores. Além disso, ele também pode ser usado em procedimentos estéticos como peelings químicos, por exemplo, ou em conjunto com outros tipos de ácidos.
A importância da proteção solar
Que a proteção solar é essencial em qualquer situação, a gente já sabe! Mas, ao aplicar produtos com Ácido Salicílico, sua pele fica ainda mais exposta por causa das propriedades esfoliantes e secantes, que deixam ela mais sensível. Ou seja: tratou a pele com esse ativo? MUITA proteção solar!
-
Proteção garantida
-
-
E para te ajudar nessa missão, a Ollie traz OS protetores solares capazes de unir proteção e praticidade na sua rotina:
-
-
É cobertura que você quer?
-
-
Protetor Solar em Bastão com Cor: com FPS 95 e FPUVA 40, ele traz efeito base com uma média cobertura e longa duração! Ele é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as oleosas e maduras, além de suavizar manchas de acne e melasma e ter aquele toque sequinho que a gente ama!
-
-
Tá na chuva é pra se molhar!
-
-
Protetor Solar em Bastão Incolor: com ele você não precisa se preocupar com água ou suor! Com FPS 95 e FPUVA 40, ele é ideal para alta exposição ao sol. Com um toque leve que não pesa na pele, ele é incrível para quem pratica esportes indoor ou outdoor, além de não escorrer, nem arder os olhos.
-
-
Aqui a sensibilidade tem vez...
-
-
E o Protetor Solar Mineral pode provar: fortalece a pele, conta com FPS 50, FPUVA 16, tem filtros 100% minerais, o que é maravilhoso para peles sensíveis, ou peles sensibilizadas que passaram por procedimentos estéticos - como o peeling químico que falamos mais cedo, lembra?
-
-
Gravidez x Ácido Salicilíco
-
-
O uso de Ácido Salicílico durante a gravidez deve ser avaliado por um médico. Em geral, concentrações moderadas são consideradas seguras, mas é sempre melhor fazer uma consulta para garantir.
-
Como eu sei se esse ativo é para mim? Bem, basicamente se a sua pele apresenta:
-
-
Espinhas frequentes ou cravos.
-
-
-
Oleosidade excessiva.
-
-
-
Poros dilatados.
-
Manchas de acne antigas.
-
O uso do Ácido Salicílico pode ser uma boa opção. Mas, lembrando mais uma vez: é fundamental contar com a orientação de um profissional antes de começar o tratamento, ok?