Quais os benefícios do sol para sua saúde?

Quais os benefícios do sol para sua saúde?

O sol é o nosso queridinho e vem carregado de benefícios para a saúde física, para a mente e cabelo. Vem com a gente descobrir quais são.

Na Ollie a gente bate muito na tecla da importância da proteção solar na hora de se expor ao sol, afinal, a falta dela pode trazer problemas a longo prazo, como câncer de pele, envelhecimento precoce, entre outros, mas você sabe quais são os benefícios do sol para a saúde? 

Primeiro, precisamos deixar claro: o que difere a exposição ao sol boa da danosa é o grau que acontece essa exposição, é preciso se atentar a quantidade e os momentos adequados. 

Qual o melhor horário para tomar sol? 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) os melhores horários para pegar aquele solzinho são antes das 10h ou após as 16h, usando sempre protetor solar. Nesses horários o sol está mais brando e é menos prejudicial à pele. 

O indicado é encaixar na rotina momentos de exposição que sejam curtos, ou seja, aos poucos e evitando ficar por períodos extensos. 

De acordo com a Abcfarma, no mínimo três vezes na semana encaixe intervalos de 15 a 20 minutos para o solzinho, isso para peles claras, já para pessoas de pele escura, o indicado é 30 a 40 minutos, pois peles com mais melanina absorvem os raios solares lentamente. 

Importante: não “corra atrás do prejuízo”. Se deixou de tomar sol um dia, não tente compensar nos demais, siga o intervalo indicado acima.🙂 

Quais os benefícios do sol? 

Produção de vitamina D 

A vitamina D é um hormônio que se desenvolve no organismo através da exposição ao sol, não sendo produzida naturalmente. 

Ela é uma fonte de cálcio e é imprescindível para regular a absorção do fósforo e cálcio pelo organismo, fortalecendo os ossos, dentes, músculos, prevenindo a osteoporose.  

A falta de vitamina D, além de enfraquecer os ossos, pode trazer doenças virais, bacterianas e cardiovasculares, ou seja, um dos benefícios do sol é aumentar a imunidade, que é uma aliada para prevenir essas doenças. 

O processo de produção dessa vitamina se inicia poucas horas após a radiação atingir as células da nossa pele. 

Os raios ultravioletas B entram na pele, vão para o fígado onde são convertidos em calcidiol, que funciona como indicador do nível de vitamina D, depois o calcidiol chega ao rim onde a forma ativa de vitamina D é obtida. Legal, né? 

O protetor solar bloqueia a absorção da vitamina D? 

Há uma informação de que o protetor solar impede vitamina D de ser absorvida pelo organismo. Segundo estudos da British Journal of Dermatology é improvável que o protetor afete a produção do nutriente, então a proteção solar está mais que liberada, é obrigatória! 

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos, como ovos, queijo, leite, e também suplementada através de medicamentos, mas nada que iguale o solzinho tocando a pele, afinal, o principal meio de absorção dessa vitamina, 90%, é pelo sol, e só 10% por outras fontes. 

Segundo pesquisa do Science Daily, a vitamina D contribui muito para o bem-estar de alguns órgãos, sendo até uma ótima aliada para o tratamento de doenças crônicas debilitantes, como a depressão. 

Melhora do humor 

O sol aumenta a produção de endorfina, ou como também é conhecida hormônio da felicidade, que dá a sensação de bem-estar e diminui o estresse, sendo até chamado de  

Outra vantagem é a que a luz estimula a transformação de melatonina, hormônio que produzimos durante o sono, em serotonina, que é um super aliado para o bom humor. 

Ajuda na qualidade do sono 

A exposição ao sol ajuda a sincronizar o relógio interno do corpo, conhecido como ritmo circadiano, o que contribui regular o sono promovendo uma sensação de alerta durante o dia e relaxamento à noite. 
 
Há indícios que pessoas que passam mais tempo ao ar livre durante o dia tendem a ter qualidade do sono maior, ou seja, um sono mais profundo e restaurador à noite. 

Contribui para o crescimento do cabelo 

São muitos os benefícios do sol para o cabelo. A vitamina D ajuda na saúde dos fios, na recuperação dos folículos e também no crescimento de novos fios. 

Quando não há vitamina D o suficiente no organismo, dificilmente haverá o crescimento de novos cabelos. A falta do nutriente está sendo associada a doenças como alopecia areata, condição autoimune que causa calvície em homens e mulheres. 

Ajuda a ter uma pele radiante 

Ao expor a pele ao sol, o corpo produz melanina, sem prejudicar os tecidos internos. 

É importante, como dissemos, usar proteção solar nas áreas expostas ao sol, já que a falta dela pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. 

O que acontece se não tomar sol? 

Em resumo, a pessoa pode desenvolver uma deficiência de vitamina D, levando à uma série de problemas de saúde como fraqueza muscular e osteoporose. O sistema imunológico também corre risco, deixando o corpo mais suscetível a doenças. A falta de sol também põe em risco um sono de qualidade e pode contribuir para a formação de problemas psicológicos como depressão. 

Como aproveitar o melhor do sol? 

São muitos os benefícios do sol para a nossa vida, isso é um fato, mas é preciso aproveitar o solzinho com moderação. 

Atenção aos horários 

Como já comentamos, evite a exposição direta ao sol durante as horas de pico, geralmente entre as 10h e as 16h, quando os raios ultravioletas são mais intensos. Prefira atividades ao ar livre antes das 10h ou após as 16h para reduzir o risco de queimaduras solares e danos à pele. 

Beba bastante água 

Beber água ao longo do dia evita a desidratação, especialmente quando estiver sob o sol quente. A exposição prolongada ao sol pode aumentar a perda de líquidos através da transpiração, então é importante repor os fluidos regularmente.  

Use proteção solar 

A dica mais importante é usar sempre um protetor solar. Busque por produtos com amplo espectro com FPS adequado (fator de proteção solar) antes de sair ao ar livre, mesmo em dias nublados. Reaplique a cada duas horas e após nadar ou transpirar excessivamente. 

Dê preferência para aqueles que têm alto FPS e sejam adequados ao seu tipo de pele. Busque por produtos fáceis de aplicar, como os em bastão 

Se possível, procure por proteção solar que tenha ativos de skincare que beneficiarão muito sua pele. 

A Ollie tem uma linha de proteção solar que une skincare, make e, claro, muita praticidade. Conheça nossos produtos clicando aqui e bora aproveitar ao máximo o sol com proteção, bora ser Sunfriendly!