Skincare: dermatologista tira as maiores dúvidas sobre o assunto

Skincare: dermatologista tira as maiores dúvidas sobre o assunto

O skincare, ou rotina de cuidados com a pele, tem se tornado cada vez mais popular entre diversas gerações, mas ainda há várias dúvidas. Vem saber mais sobre.

O que é skincare? 

Em uma rápida olhada nas redes sociais como Instagram e Tiktok, há diversos vídeos ensinando a ter uma rotina de skincare. 

Skincare é um ciclo de cuidados que envolve limpeza, hidratação, proteção e tratamentos específicos para manter a saúde da pele em dia. Essa prática envolve o uso de produtos como sabonete, tônicos, protetor solar e tratamentos como ácidos e séruns, adaptados às necessidades individuais de cada tipo de pele. Ela deve seguir de acordo com o tipo de pele, seja ela oleosa, mista, seca ou normal. 

Existe uma ordem dos produtos de skincare? 

Perguntamos à Dra.Tathiana Carvalho Lúcio, médica e especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ela explica “a ordem é limpeza, tônico, hidratante e protetor solar, isso para uma rotina diurna, já à noite, realizamos a limpeza, a hidratação e, posteriormente, um ácido para ação sobre renovação celular”. 

Explicando um pouco melhor, segundo Dra. Tathiana “durante o dia, começamos com a limpeza utilizando um sabonete, que seja específico para seu tipo de pele, para a remoção de impurezas e resíduos que se acumularam na pele. Após isso, podemos utilizar um tônico que restaura o pH da pele, além de prepará-la para as próximas etapas. Em seguida, vitamina C, que é um ativo com ação antioxidante, e um hidratante que atua retendo água e melhorando a barreira cutânea. E, finalmente, o protetor solar que atua na proteção da pele contra os raios ultravioleta”. 

Qual a diferença entre a rotina de skincare dia e noite? 

As rotinas de skincare diurna e noturna têm objetivos diferentes. Durante o dia, o foco principal é proteger a pele dos danos causados pelo sol e pelos radicais livres, enquanto à noite, a ênfase está na reparação e renovação celular. 

De acordo com Lúcio “na rotina diurna, optamos por produtos para skincare com textura mais leve (sérum, gel, por exemplo) além de ativos que não sejam fotossensíveis. Para o dia, a vitamina C é excelente pela sua ação antioxidante, assim como produtos à base de ácido hialurônico. Nesse momento, também podemos utilizar o ácido azeláico (ajuda a clarear a pele assim como no controle da oleosidade e da rosácea) e alguns clareadores. Já à noite, podemos utilizar produtos de tratamentos mais profundos como os retinóides (que são fotossensíveis e não podem ser usados durante o dia) e outros ácidos como o glicólico, o tranexâmico e o salicílico, assim como hidratantes mais potentes”. 

Skincare para pele oleosa - tem alguma diferença? 

Cada pele possui uma necessidade específica, por isso é importante usar produtos adequados para o seu tipo de pele, com a pele oleosa não seria diferente. 

O skincare para a pele oleosa precisa contemplar produtos que ajudem a diminuir a oleosidade e evitar que os poros sejam entupidos, já que esse tipo de pele tende a produzir mais sebo do que outros tipos, o que pode levar a poros obstruídos, acne e brilho excessivo, caso a rotina de cuidados não seja feita de forma correta.  

Leia também Pele oleosa: causas e cuidados. 

Pele oleosa precisa de hidratação? 

Com certeza! A Dra. Tathiana afirma que é extremamente importante hidratar a pele oleosa, já que “parte do sebo produzido pela pele tem como objetivo hidratá-la.  Por isso que quanto mais se lava o rosto durante o dia, mais oleosidade teremos, o chamado efeito rebote. Por essa razão, se a pele estiver bem hidratada, o corpo entenderá que não há mais tanta necessidade de produzir tanto sebo”. 

Para manter esse tipo de pele sempre hidratada e com a oleosidade controlada, prefira hidratante facial para pele oleosa que possua uma textura mais leve, como destaca Lúcio “é importante se atentar que o hidratante deve possuir algumas características como ter texturas mais leves, ser toque seco, oil-free e não comedogênico”. 

Por que o protetor solar é importante para a rotina de skincare? 

Talvez o passo mais importante do skincare diurno, a proteção solar forma uma barreira física ou química na pele que ajuda a proteger contra esses danos, minimizando o risco de problemas de pele relacionados ao sol. 

O protetor solar é o único produto que tem o poder de evitar os danos causados pela radiação UV, como envelhecimento precoce, queimaduras, manchas, perda de colágeno e ressecamento da pele. 

Segundo Lúcio “é necessário passar protetor solar todos os dias, mesmo nos dias dublados, 30 minutos antes da exposição solar”. 

Há muitos benefícios em usar protetor solar todos os dias, como: 

Prevenção do envelhecimento precoce 

Os raios UV são uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, incluindo o surgimento de rugas, linhas finas e manchas escuras. O uso diário de protetor solar ajuda a prevenir esses sinais de envelhecimento, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável por mais tempo. 

Redução do risco de câncer de pele 

A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo melanoma, carcinoma de células basais e carcinoma de células escamosas. O uso regular de protetor solar é uma medida importante na redução desse risco, pois ajuda a bloquear os raios UV que podem danificar o DNA das células da pele e desencadear o desenvolvimento de câncer. 

Melhora da aparência da pele 

Além dos benefícios de longo prazo para a saúde da pele, o uso regular de protetor solar também pode melhorar imediatamente a aparência da pele, ajudando a evitar vermelhidão, inflamação e hiperpigmentação causadas pela exposição ao sol. 

Um protetor com ativos hidratantes substitui o hidratante comum de rosto?  

De acordo com a dermatologista “sim. Se a pele não for muito ressecada, é possível utilizar um protetor solar hidratante. Mas, um hidratante com ação de fotoproteção já não é indicado, pois nesse caso não conseguimos garantir com segurança sua eficácia na proteção solar, principalmente no que se refere aos raios UVA”. 

Leia também: Hidratante com proteção solar: o que é e quais os seus benefícios. 

Precisa passar protetor solar quando usar ácidos no rosto? 

Os ácidos já fazem parte da rotina de skincare das brasileiras, mas nada adianta usar tratamentos noturnos e expor à pele ao sol sem a devida proteção solar. 

Segundo a Dra. Tathiana “alguns ácidos podem deixar a pele mais sensível e fina e, assim, mais suscetível aos danos dos raios UV. Por isso, o protetor solar é indispensável”. 

Ela ainda salienta que “os ácidos fotossensíveis são o ácido retinóico e a hidroquinona e, por essa característica, eles devem ser usados somente à noite. Devemos lembrar de lavar bem o rosto pela manhã e usar protetor solar rigorosamente, pois esses ácidos podem irritar a pele e isso, em contato com o sol, pode levar ao surgimento de manchas”. 

Precisa passar protetor solar dentro de casa? 

De acordo com a dermatologista, essa é uma dúvida frequente e “sim tem que passar protetor solar dentro de casa. Lembre-se que a radiação solar está presente o tempo todo, seja em dias de sol ou nublado, e que a radiação UVA é capaz de atravessar portas e vidros. Então, usar protetor solar é fundamental para a proteção da nossa pele, mesmo dentro de casa”. 

 

 

 

Dra. Tathiana Carvalho Lúcio - CRM/SP 187.543 | RQE 86.506  

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil. 

Especialização em Dermatologia pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Famerp, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.  

Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

 

Imagem principal retirada do site Freepik