Queimadura no couro cabelo: como cuidar depois da alta exposição solar

Queimadura no couro cabelo: como cuidar depois da alta exposição solar

Você sabe o que é a queimadura no couro cabeludo e como ela pode causar dor e até problemas futuros no cabelo? Vem com a gente descobrir!

O que é a queimadura no couro cabeludo? 

A queimadura de sol no couro cabeludo acontece quando a pele do topo da cabeça é exposta diretamente aos raios UV, principalmente durante o verão ou em atividades prolongadas ao ar livre. Como essa área geralmente tem menos proteção, devido à finura dos fios de cabelo ou à falta de cobertura, ela fica mais suscetível a queimaduras solares. 

Tipos de queimaduras no couro cabeludo 

As queimaduras no couro cabeludo podem variar de acordo com a profundidade e a gravidade da lesão. Elas possuem três graus, olha só: 

Queimaduras de primeiro grau 

A queimadura de primeiro grau no couro cabelo é o tipo mais comum e superficial, geralmente causada por exposição solar leve a moderada. 

Entre os sintomas, pode acontecer vermelhidão, sensação de ardência, sensibilidade ao toque e, ocasionalmente, descamação leve. 

Queimaduras de segundo grau  

Essas são mais graves e afetam a camada externa da pele (epiderme) e a camada logo abaixo dela (derme). Podem ocorrer devido à exposição solar prolongada e intensa. 

Os sintomas da queimadura de segundo grau no couro cabeludo são mais intensos, podendo ter bolhas, dor acentuada, possível inchaço e descamação significativa. 

Queimaduras de terceiro grau 

Esse é o tipo mais grave e raro de queimadura no couro cabeludo, envolvendo lesão profunda que afeta todas as camadas da pele e, em casos extremos, pode comprometer até mesmo os folículos capilares. 

 A pele pode apresentar uma aparência esbranquiçada ou escurecida, com dor intensa (ou, em casos mais graves, ausência de dor devido à destruição de terminações nervosas). Também há risco elevado de cicatrizes e possível perda permanente de cabelo na área afetada. 

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Deborah Castro, em entrevista ao programa CBN Recife, ter diversas queimaduras de sol ao longo dos anos pode duplicar o risco de câncer de pele, por isso é preciso sempre se prevenir. 

Como não queimar o couro cabeludo? 

A prevenção é sempre o melhor caminho e nesse caso o protetor solar será seu melhor amigo, além de outros cuidados, como: 

Use chapéus ou bonés 

Para evitar queimaduras no couro cabeludo, use proteções físicas como bonés, toucas, chapéus, já que são eficazes para bloquear os raios solares, protegendo o couro cabeludo e o cabelo. 

Evite o sol em horários de pico 

O ideal é evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, quando a intensidade dos raios UV é maior. 

Leia também: Melhor horário para tomar sol e cuidados necessários. 

Use protetor solar 

Na hora da proteção solar é comum esquecer algumas áreas do corpo, como nuca, orelhas e couro cabeludo, mesmo ele sempre sendo mais exposto ao sol. 

Para pessoas carecas ou com cabelos mais finos, use protetores solares líquidos ou em bastão que são simples de aplicar. Ah, e não esqueça de caprichar na proteção solar entre rosto e cabelo, que é uma área que tende a queimar com facilidade. 

Quais os principais cuidados pós-queimadura no couro cabeludo? 

Quando a queimadura no couro cabeludo já aconteceu, é fundamental tratar para aliviar o desconforto e prevenir danos maiores. 

Hidratação 

Aplique produtos calmantes com ingredientes como aloe vera e pantenol, que ajudam a hidratar e aliviar a pele, como é o caso da niacinamida. 

A niacinamida tem propriedades calmantes e hidratantes que ajudam a aliviar o desconforto. Há protetores solares com niacinamida que unem proteção e hidratação, como é o caso do Protetor Solar Mineral Ollie. Fabricado para aplicação no rosto, ele tem filtros 100% minerais, é perfeito para peles sensíveis e sensibilizadas, conheça clicando aqui. Ele não é recomendado para couro cabeludo, mas fica ótimo no rosto e outras partes do corpo. 

Evite produtos agressivos 

Não utilize shampoos e condicionadores com sulfatos ou parabenos, pois eles podem irritar ainda mais o couro cabeludo queimado. Evite também receita caseira para queimadura, ela pode piorar ainda mais o quadro. 

Compressas frias 

Compressas de água fria para queimadura no couro cabeludo podem ser aplicadas para aliviar a sensação de queimação. 

Evite coçar ou puxar a pele 

Pode ser tentador coçar a área queimada, mas isso pode causar lesões e atrapalhar o processo de cicatrização. 

Tratamento específico para o couro cabeludo 

Use produtos com propriedades calmantes e regeneradoras. Consulte um dermatologista para recomendações de cremes ou loções com corticoides leves, se necessário. 

Lembrando que em caso de queimaduras mais graves é de extrema importância acompanhamento com profissional dermatologista, só ele saberá indicar o melhor tratamento ou medicamentos, combinado? 

Queimadura no couro cabeludo pode fazer o cabelo cair? 

Sim, a exposição solar intensa que causa queimaduras no couro cabeludo pode afetar os folículos capilares e levar à queda temporária dos fios. Em casos mais graves, onde a queimadura danifica profundamente o couro cabeludo, a queda de cabelo pode se intensificar. Felizmente, essa queda costuma ser temporária, e o cabelo volta a crescer conforme o couro cabeludo se recupera. 

Conheça todos os produtos da Ollie clicando aqui.  

 

Imagem principal retirada do site Freepik.