Protetor solar infantil: saiba TUDO sobre. Como escolher, qual o melhor.

Protetor solar infantil: saiba TUDO sobre. Como escolher, qual o melhor.

É comum que o protetor solar seja aplicado em crianças e bebês apenas na praia e em atividades ao ar livre, mas você sabia que o protetor solar infantil é necessário todos os dias? Vem saber mais.

O Brasil é um país tropical que possui altos índices de radiação ultravioleta e se os adultos já sofrem com os efeitos do sol, imagina os pequenos? Por isso é necessário iniciar o uso do protetor solar em crianças desde muito cedo.

Quando um bebê pode tomar sol?

O Guia de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que antes dos 6 meses o bebê não deve ser exposto ao sol de forma direta, ou seja, sem roupa ou sem sombra, já que se houver exposição direta é possível que o bebê tenha desidratação, febre e até queimaduras.

A recomendação é que bebês com menos de 6 meses tenham de 5 a 10 minutos por dia de banho de sol, no corpo todo, ou até 30 minutos nos braços e pernas, sempre respeitando o horário entre 7h e 10h ou após as 16h, isso porque o sol está mais ameno nesses horários.

O que é protetor solar infantil?

O protetor solar infantil foi pensado exclusivamente para proteger e atender às necessidades da pele sensível das crianças. Ele é projetado para oferecer proteção contra os raios UVA e UVB.

Qual idade iniciar o uso do protetor solar infantil?

O protetor solar só é recomendado para bebês a partir de 6 meses de idade, já que as fórmulas podem irritar a pele do bebê e desencadear alergias. Antes disso, é recomendado usar roupinhas de manga longa e chapéus e sempre manter os bebês na sombra.

É preciso lembrar que o sol contribui para a produção de vitamina D que ajuda no fortalecimento dos ossos, melhora do sistema imunológico e mesmo que o bebê já use vitamina D como suplemento é necessário a exposição moderada ao sol.

Que tipo de filtro solar usar em crianças?

Nós já te contamos que existem dois tipos de filtro solar: o físico e o químico e para as crianças não seria diferente, olha só como cada um deve ser usado:

Filtro solar físico para crianças

Esse tipo de filtro forma uma camada protetora, refletindo os raios UV antes mesmo que penetrem na pele, é indicado para crianças de 6 meses a 2 anos. 

Ele protege a pele imediatamente após a aplicação e pode deixar uma aparência esbranquiçada. Possui dióxido de titânio e óxido de zinco que são considerados não irritantes e não alérgicos, ou seja, é seguro para bebês a partir de 6 meses e não causa irritações na pele.

Filtro solar químico para crianças

Esse tipo é utilizado em crianças maiores de 2 anos e em adultos. É um tipo de filtro que contém ativos que absorvem a radiação ultravioleta (UV), convertendo-a em energia, como o calor, evitando os efeitos prejudiciais do sol na pele.

Após passar o produto e antes de se expor ao sol é recomendado aguardar 20 minutos para que seja absorvido pela pele, se o produto não for de secagem rápida.

Ambos os filtros possuem proteção contra raios do tipo UVB e UVA.

É importante sempre consultar o/a pediatra de confiança antes de incluir qualquer produto na rotina do seu bebê, combinado?

Qual o melhor fator de protetor solar para criança?

A SBD recomenda o FPS de, no mínimo, 30 com reaplicação de 2 em 2 horas, caso não haja suor excessivo ou contato com a água. Caso haja, é preciso reaplicar com uma frequência maior. O importante é não deixar o pequeno desprotegido ;)

Qual a importância do protetor solar em crianças?

Protege contra queimaduras de sol

As crianças têm uma pele mais sensível que os adultos, tornando-as mais suscetíveis a queimaduras solares. A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar desconforto imediato e aumentar o risco de problemas de saúde a longo prazo.

Reduz o risco de câncer de pele

O câncer de pele infantil é incomum, mas não impossível. Segundo o GRAAC, o câncer de pele em crianças representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer infantil. Passar protetor solar em bebês e crianças ajuda a evitar o quadro na infância, além de dificultar o desenvolvimento da doença na fase adulta.

Prevenção do envelhecimento precoce

Nós já falamos que os efeitos do sol são cumulativos e a exposição ao sol sem proteção pode causar envelhecimento precoce da pele, incluindo rugas, manchas solares e perda de elasticidade. O protetor solar ajuda a minimizar esses efeitos a curto e longo prazo.

Protege contra danos aos olhos

A radiação UV pode causar danos aos olhos em bebês e crianças, já que os olhos não estão completamente desenvolvidos e absorvem grande parte da radiação. O uso de óculos de sol e protetor solar ao redor dos olhos ajuda a proteger a visão das crianças.

Melhora da consciência sobre a saúde da pele

Ensinar as crianças desde cedo sobre a importância da proteção solar ajuda a criar hábitos saudáveis que podem durar a vida toda. Elas aprenderão a cuidar da sua pele e a evitar comportamentos de risco ao sol.

Mantém a saúde geral

Queimaduras solares podem causar febre, desidratação e desconforto. O uso de protetor solar ajuda a manter as crianças saudáveis e confortáveis durante a exposição ao sol.

Pode usar qualquer protetor solar em criança?

Qual a diferença do protetor solar infantil para o normal de adulto?

Não, não pode usar protetor solar de adulto em criança, já que a pele das crianças é mais sensível e delicada que a dos adultos, por isso é preciso buscar por produtos específicos para esse público.

A diferença entre protetor solar infantil e o de adultos é que o segundo pode conter ingredientes mais agressivos e substâncias que podem causar irritação na pele sensível das crianças.

Quando aplicar protetor solar em criança?

Quando falamos de todos os malefícios que a exposição ao sol sem proteção solar causa na pele, o protetor solar infantil deve ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados, já que há a incidência da radiação UV, e não apenas na praia.

Segundo a SBD, a exposição solar nos primeiros 18 anos de vida é bem mais frequente e intensa e é responsável por 50% a 80% dos danos da radiação à saúde no decorrer da vida. Então, já sabe: protetor solar desde os 6 meses de vida, combinado?

Qual é a quantidade certa de protetor solar em crianças?

Rosto, cabeça e pescoço: ½ colher de chá.

Braço, antebraço direito e esquerdo: ½ colher de chá para cada lado.

Coxa e perna direita e esquerda: 1 colher de chá para cada lado.

Qual melhor protetor solar infantil?

Ao escolher o melhor protetor solar infantil, é importante considerar uma série de fatores para garantir a segurança e a eficácia do produto, como:

Protetor filtro físico ou químico

Como falamos, o filtro físico é indicado para bebês de 6 meses a 2 anos por ter menos chances de causar alergias e irritações, já o filtro químico a partir de 2 anos em diante.  
Considere levar a fórmula do produto para o/a pediatra avaliar.

FPS adequado

Escolha um protetor solar com um FPS (Fator de Proteção Solar) adequado de pelo menos 30. No entanto, em locais de alta exposição solar, um FPS mais alto pode ser mais apropriado.

Proteção de amplo espectro

Certifique-se de que o protetor solar ofereça proteção de amplo espectro, o que significa que ele protege contra os raios UVA e UVB. Isso é importante para proteger a pele contra queimaduras solares e o risco de câncer de pele.

Fórmula hipoalergênica e sem ingredientes irritantes

O protetor solar infantil hipoalergênico é formulado para serem livres de ingredientes irritantes, como fragrâncias, corantes e produtos químicos agressivos. Isso reduz o risco de reações alérgicas ou irritações na pele sensível da criança.

Resistência à água

A gente sabe que criança gosta de brincar, principalmente na praia e piscina, por isso escolha um protetor solar infantil que seja resistente à água. A resistência à água ajuda a garantir que o protetor solar permaneça na pele por mais tempo.

Facilidade de aplicação e textura agradável

Opte por um protetor solar que seja fácil de aplicar e tenha uma textura agradável. Protetores solares em forma de bastão ou spray são boas opções e espalham bem na pele sem deixar resíduos visíveis.

Tem problema adulto usar protetor solar infantil?

Como falamos, não é recomendado usar protetores adultos em crianças, mas o adulto pode sim usar protetor solar infantil, sem problemas. A proteção é a mesma e a fórmula pode ser muito bem aceita por peles mais sensíveis.

A Ollie possui uma linha de produtos com alta proteção solar para a pele adulta e com ativos de skincare que deixam a pele hidratada e protegida. Conheça nossa loja clicando aqui.

Imagem principal retirada do site Freepik.