Protetor solar corporal pode ser usado no rosto? Vem que a gente tira essa dúvida

Protetor solar corporal pode ser usado no rosto? Vem que a gente tira essa dúvida

Com tantos tipos de protetores solares disponíveis no mercado, sempre surge a dúvida: protetor solar corporal pode ser usado no rosto? Vem descobrir.

Existe diferença entre pele do rosto e corpo?

Para entender como cada protetor solar age em cada parte do corpo é preciso saber a diferença entre a pele do rosto e corpo.

A espessura da pele do rosto é diferente da pele do corpo. Ela é mais fina e delicada, o que a torna mais sensível a irritações, alergias e condições como acne e rosácea. As áreas ao redor dos olhos e lábios são especialmente delicadas. Já a pele do corpo é mais espessa e menos sensível, suportando texturas mais pesadas e menos delicadas. 

Outra diferença é que a pele do rosto possui uma maior concentração de glândulas sebáceas, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), o que pode levar a uma produção excessiva de óleo, resultando em pele oleosa e problemas como acne, já a pele do corpo tem menos glândulas sebáceas em comparação com o rosto, exceto em algumas áreas, como o peito e as costas, que podem, assim como a do rosto, serem propensas à oleosidade e à acne. 

Qual a diferença entre protetor solar corporal e facial? 

A principal diferença entre o protetor solar corporal e o facial está na formulação. Vem entender mais: 

Formulação e textura 

O protetor solar corporal, normalmente, tem uma formulação mais espessa e oleosa, que cobre uniformemente áreas maiores do corpo, protegendo a pele dos efeitos dos raios UV. Essa textura mais pesada pode ser menos confortável para a pele do rosto, que, como falamos, possui maior propensão à acne. 

Desenvolvido com uma formulação mais leve e menos oleosa para ser confortável no rosto, o protetor solar facial pode ser não comedogênicos, o que significa que ele não obstrui os poros, reduzindo o risco de acne e irritações. 

Ingredientes adicionais 

Os protetores solares para rosto, normalmente, contêm ingredientes adicionais benéficos, como antioxidantes, vitaminas e agentes anti-envelhecimento, que ajudam a cuidar da pele do rosto enquanto protegem contra os raios UV, que não são encontrados em protetores para o corpo. 

Fator de proteção e resistência 

O protetor solar corporal oferece proteção contra os raios UV, mas pode não ter a mesma eficácia em termos de resistência ao suor e à água comparado aos protetores faciais que são formulados para lidar com as condições específicas da pele do rosto. 

No caso do protetor solar facial, por ser frequentemente formulado para ser mais resistente, ele é ideal para atividades ao ar livre e exercícios físicos. Além disso, muitos protetores faciais oferecem uma proteção mais ampla contra os raios UVA e UVB. 

Leia também Protetor solar esportivo: como escolher  

Pode usar protetor solar no rosto? 

Embora não seja o ideal, pode usar protetor solar corporal no rosto em emergências, sendo isso uma exceção e não algo regular 

A formulação mais pesada dos protetores corporais pode causar irritação, obstrução dos poros e acne, especialmente se tiver pele sensível ou propensa a acne, é por isso que existem poucos tipos de protetor solar para rosto e corpo, pois a composição é diferente. 

Leia também Pele sensível: sintomas, fatores agravantes e cuidados necessários. 

Quais os benefícios de usar um protetor solar próprio para rosto? 

Fórmula não comedogênica 

Como adiantamos, os protetores solares faciais são formulados para reduzir o risco de problemas de pele que surgem por conta da textura mais grossa, o que não ocorre com o protetor corporal que possui textura mais densa. 

Textura leve e confortável 

Com textura mais leve e menos oleosa, os protetores para rosto são mais confortáveis de usar, não deixando a pele com uma sensação pegajosa ou pesada, o que se torna importante para quem usa maquiagem, criando um acabamento suave e sem brilho excessivo. 

Proteção e resistência adequadas 

Protetores solares faciais são formulados para proporcionar uma proteção eficaz contra os raios UVA e UVB e são frequentemente mais resistentes ao suor e à água. 

Menos irritação 

Ele é formulado para minimizar o risco de irritação e reações alérgicas, sendo ideal para peles mais sensíveis. 

Como escolher o filtro solar ideal para o rosto?

É sempre um desafio encontrar o produto ideal para cada pele, por isso há um volume alto de buscas sobre como saber qual protetor solar usar no rosto, hoje a gente te dá três ficas primordiais para não errar na escolha:  

1. Tipo de pele: se você tem pele oleosa, opte por fórmulas oil-free (livres de óleo) e não comedogênicas. Para peles secas, busque texturas mais hidratantes, mas que não sejam tão pesadas. 

2. Atividades diárias: se você pratica atividades ao ar livre, escolha um protetor solar resistente à água. 

3. Ingredientes: verifique se há ingredientes adicionais como ácido hialurônico para hidratação ou niacinamida para controlar a oleosidade. 

O FPS precisa ser maior no rosto? 

Sim, é recomendado que o FPS seja maior no rosto, especialmente porque a pele do rosto é mais exposta ao sol e mais suscetível a danos solares, manchas e envelhecimento precoce. Um FPS 30 é considerado o mínimo, mas um FPS 50 oferece uma proteção maior especialmente para peles sensíveis ou em climas ensolarados. 

O que pode acontecer se usar protetor solar do rosto no corpo com frequência? 

Acne e obstrução dos poros 

A fórmula mais pesada pode obstruir os poros, levando a surtos de acne. 

Irritação 

Ingredientes mais agressivos e fragrâncias presentes em protetores corporais podem irritar a pele sensível do rosto. 

A Ollie possui diversas opções de proteção solar para o rosto com alto FPS, FPUVA e ativos que cuidam da pele. Conheça todos clicando aqui. 

Conheça também a nova sensação da proteção solar corporal: o Protetor Solar Corporal Spray Bifásico que tem ação hidratante por até 6 horas, FPS 35, FPUVA 12niacinamida que é um super ativo hidratante, além de ser resistente à água e ter toque sequinho. Garanta o seu clicando aqui.