Saiba como uniformizar o tom da pele e diminuir manchas no rosto

Saiba como uniformizar o tom da pele e diminuir manchas no rosto

Você sabe como uniformizar o tom da pele? Vem com a gente entender tudo sobre.

O que é uma pele uniforme? 

Uma pele uniforme possui um tom e textura iguais em toda a face. Sabe o que chamamos de pele de pêssego? Isso significa que a cor da pele é equilibrada, sem manchas escuras ou claras, e a textura é suave e sem áreas ásperas ou irregulares. Ter uma pele uniforme contribui para uma aparência mais jovem. 

O que pode causar uma pele não uniforme? 

Exposição ao sol sem proteção 

Essa é uma das principais causas de manchas no rosto e pele não uniforme. 

Os raios ultravioleta (UV) do sol podem provocar a produção excessiva de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Esse processo, chamado hiperpigmentação, pode resultar em manchas escuras e descoloração irregular. 

Acne e cicatrizes 

A acne pode causar uma textura irregular na pele, já que é uma condição inflamatória. As cicatrizes de acne podem ser elevadas ou deprimidas, resultando em uma textura irregular, manchas e cicatrizes. 

Leia também Cicatriz de acne: como prevenir e tratar. 

Alterações hormonais 

Mudanças hormonais, como aquelas durante a gravidez, uso de anticoncepcionais, ou condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem levar ao melasma, uma condição que causa manchas marrons ou acinzentadas na pele, geralmente no rosto. 

Envelhecimento 

Com o envelhecimento, a pele sofre diversas mudanças, incluindo uma produção irregular de melanina e a redução da renovação celular. Isso pode resultar em manchas senis, também conhecidas como lentigos solares, e em uma textura irregular devido à diminuição do colágeno e elastina. 

Genética 

A predisposição genética pode desempenhar um papel significativo na aparência da pele. Algumas pessoas são naturalmente mais propensas a desenvolver hiperpigmentação, acne, ou outras condições que afetam a uniformidade da pele. 

Como melhorar a textura da pele? 

1. Limpeza 

A limpeza diária ajuda a remover sujeira, óleo e impurezas que podem obstruir os poros e causar irregularidades na pele. Use um sabonete suave adequado ao seu tipo de pele (oleosa, seca, mista ou sensível). Limpe o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para manter a pele limpa e fresca. 

2. Esfoliação 

A esfoliação remove células mortas da superfície da pele, promovendo a renovação celular e gerando uma pele uniforme. 

Escolha um esfoliante químico (como ácido glicólico ou ácido salicílico) ou físico (como esfoliantes com grânulos finos). Esfolie a pele 1 vez por semana, dependendo da sensibilidade da sua pele. É importante sempre consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer rotina de cuidados, principalmente com os esfoliantes químicos que podem sensibilizar a pele. 

Há inúmeros benefícios de esfoliar a pele como desobstruir os poros, renovar a pele, estimular o colágeno, entre outros. 

3. Produtos clareadores que uniformizam a pele 

Os produtos clareadores são formulados para tratar e prevenir a hiperpigmentação, ajudando a uniformizar o tom da pele. Eles funcionam de várias maneiras, dependendo dos ingredientes ativos. Antes de iniciar o tratamento com ácido, é primordial consultar um dermatologista, só ele saberá o ativo que funcionará para sua pele.  

Olha só os produtos para clarear a pele mais comuns: 

Retinóides 

Retinóides e ácidos como o ácido glicólico promovem a renovação celular, acelerando a eliminação de células pigmentadas na superfície da pele e revelando uma pele mais clara. 

Antioxidantes 

Ingredientes como a vitamina C neutralizam os radicais livres que podem danificar a pele e levar à hiperpigmentação. Além disso, a vitamina C clareia a pele, ajudando a iluminar o rosto. 

Niacinamida 

Ingredientes como a niacinamida e o arbutin reduzem a transferência de melanossomas (pacotes de melanina) para as células da pele, diminuindo assim a aparência de manchas escuras. 

4. Hidratação 

A camada mais externa da pele, conhecida como barreira cutânea, protege a pele contra agressões externas, como poluição, bactérias e produtos químicos, além de evitar a perda excessiva de água. 

A textura da pele é influenciada pelo estado de hidratação. A pele desidratada pode parecer áspera e escamosa. Como os hidratantes preenchem os espaços entre as células da pele, fazendo o uso de um bom hidratante, a face fica mais uniforme, lisa e suave. Busque por um produto que seja ideal para o seu tipo de pele. 

5. Uso diário do protetor solar 

Essa é a dica mais importante, o protetor solar deve fazer parte da sua rotina e ser usado diariamente. 

A radiação ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas de danos na pele, levando a uma série de problemas que podem causar uma pele pouco uniforme e com manchas escuras. 

Os protetores solares de amplo espectro bloqueiam tanto os raios UVA quanto os UVB, prevenindo a formação de novas manchas escuras e impedindo que elas se tornem mais escuras com a exposição contínua ao sol. 

A exposição aos raios UV acelera o processo de envelhecimento da pele, conhecido como fotoenvelhecimento. Isso pode levar ao aparecimento de rugas, linhas finas, e textura irregular da pele. 

Se você quer saber como clarear a pele e torná-la mais lisa, o uso do protetor solar diário é imprescindível. Busque por um produto que seja adequado ao seu tipo de pele. 

Você pode optar por usar protetor solar clareador, esse possui ativos clareadores e antioxidantes como a vitamina C e E que ajudam ainda mais nesse processo de uniformizar a pele. 

Conheça todos os produtos da Ollie com alto FPS e ativos de skincare clicando aqui. 

6. Tratamentos profissionais 

Existem alguns procedimentos para uniformizar o tom da pele que oferecem resultados mais rápidos, como: 

Peelings químicos: usam ácidos para esfoliar e clarear a pele. 

Laser e luz pulsada: tratamentos que ajudam a reduzir manchas e melhorar a textura da pele. 

Microdermoabrasão: um procedimento que esfolia a camada externa da pele, promovendo a renovação celular. 

Peeling de fenol: procedimento dermatológico profundo e potente utilizado para tratar diversas condições da pele, incluindo hiperpigmentação, rugas profundas, cicatrizes e textura irregular. Devido à sua intensidade, este tipo de peeling é capaz de promover uma transformação significativa na aparência da pele, uniformizando ela e deixando-a sem manchas e marquinhas. 

Lembrando que todos os procedimentos são invasivos e só podem ser realizados em consultórios com indicação de profissionais capacitados e de confiança, como os dermatologistas.  

Quais os cuidados para evitar manchas na pele? 

Para manter a pele uniforme, não há uma receita caseira para manchas ou produto milagroso, mas sim algumas ações que contribuem que ajudam, como: 

Nunca se expor ao sol sem proteção solar 

Como falamos, a exposição ao sol sem proteção é a principal causa das manchas no rosto, hiperpigmentação e envelhecimento precoce da cútis. Nunca saia no sol sem proteção solar e lembre-se de sempre reaplicar a cada duas horas. 

Não use ácidos durante o dia 

Os chamados ácidos fotossensibilizantes, como o ácido glicólico, ácido salicílico e ácido retinóico, são aqueles ativos que reagem ao sol causando queimação, vermelhidão, manchas e queimaduras, por isso eles devem ser usados apenas à noite, na manhã seguinte lavados com sabonete para retirar qualquer sobra e em seguida é necessário o uso do protetor solar. 

Não cutuque ou esprema espinhas 

Cutucar ou espremer espinhas pode causar inflamação e danificar a pele, resultando em hiperpigmentação pós-inflamatória, cicatrizes e manchas escuras. 

Use tratamentos tópicos específicos para acne que ajudem a reduzir a inflamação e a acelerar a cicatrização. 

A Ollie possui uma linha inteira de produtos com alto FPS e FPUVA para toda a família. Conheça todos os produtos clicando aqui.