Como clarear a pele do corpo escurecida pelo sol? Te damos todas as dicas
Quem nunca sonhou em ter uma pele do corpo lisinha, uniforme e livre de manchinhas? Vem descobrir como clarear a pele do corpo escurecida pelo sol.
A exposição ao sol é algo que faz parte do nosso dia a dia, especialmente em um país tropical como o Brasil. No entanto, com o tempo, o excesso de sol pode causar o escurecimento da pele em diversas partes do corpo. Mas por que isso acontece?
Por que o sol pode escurecer a pele?
Nós sempre batemos na tecla que o sol contribui para o aumento da melanina da pele, que é um pigmento produzido por células chamadas melanócitos, que estão localizadas na camada basal da epiderme (a camada mais superficial da pele).
Quando a pele é exposta ao sol, os melanócitos aumentam a produção de melanina em resposta ao dano potencial causado pelos raios UV. Esse aumento na produção de melanina resulta em um tom de pele mais escuro, conhecido como "bronzeamento".
Como uma resposta defensiva, ao escurecer, a pele tenta proteger suas células de danos maiores que poderiam resultar em problemas mais graves, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
Além do aumento da melanina, a exposição prolongada ao sol pode causar inflamação da pele. A inflamação é a resposta do corpo a uma lesão ou dano, e, no caso da exposição solar, ocorre devido aos danos causados pelos raios UV ao DNA das células da pele. Quando a pele inflama, ela pode liberar ainda mais melanina, levando a áreas localizadas de hiperpigmentação (como manchas solares ou melasma).
Quem pode ter a pele escurecida pelo sol?
Tanto peles mais claras quanto as mais escuras podem ser escurecidas pelo sol, olha só:
Peles mais claras tendem a produzir menos melanina e, portanto, têm menos proteção natural contra os raios UV, o que resulta em uma maior propensão a queimaduras solares e menos escurecimento.
Peles mais escuras têm mais melanina, oferecendo uma proteção natural maior contra o dano solar, mas também uma tendência maior à hiperpigmentação da pele e ao escurecimento em áreas específicas devido à exposição ao sol.
Quais os tipos de manchas causadas pelo sol?
Existem diferentes tipos de manchas que podem surgir devido à exposição ao sol:
Melasma: melasma são manchas escuras que aparecem principalmente no rosto, resultado de fatores hormonais combinados com a exposição solar.
Leia também Melasma: todas as dúvidas respondidas aqui.
Manchas solares: também conhecidas como lentigos solares ou manchas de sol no corpo, são pequenas manchas escuras que surgem nas áreas expostas.
Hiperpigmentação pós-inflamatória: manchas que aparecem após uma lesão ou inflamação na pele, agravadas pela exposição ao sol.
Quais os lugares do corpo mais escurecem devido ao sol?
Algumas áreas do corpo são mais suscetíveis a apresentarem manchas de sol. Isso ocorre porque essas partes estão frequentemente expostas ao sol ou têm características que aumentam a produção de melanina. Olha só quais as áreas que mais escurecem:
Rosto (testa, maçãs do rosto e nariz)
A mancha de sol no rosto ocorre porque a face é a parte mais exposta do corpo e, por isso, recebe uma grande quantidade de raios UV diariamente.
Braços e mãos
Essas partes do corpo também estão frequentemente expostas ao sol, especialmente em climas quentes e são esquecidas na hora da proteção solar.
Pescoço e colo
A pele do pescoço e do colo é fina e frequentemente exposta ao sol, tanto diretamente quanto por reflexo de superfícies. Essa exposição constante contribui para o escurecimento dessas áreas, que também são suscetíveis ao envelhecimento precoce e manchas.
Axilas e virilha
Embora sejam áreas geralmente cobertas, a pele das axilas e da virilha é mais sensível e quando expostas ao sol, ainda que de forma indireta, podem sofrer hiperpigmentação. Outro ponto que contribui também para o aparecimento de manchas é o atrito constante causado pelo uso de roupas apertadas e depilação.
Como prevenir pele manchada pelo sol?
Use protetor solar diariamente
Mesmo em dias nublados, o protetor solar deve ser aplicado nas partes expostas do corpo. Opte por um produto com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior.
Evite a exposição direta ao sol nos horários de pico
Entre 10h e 16h, os raios UV estão mais intensos.
Leia também: Melhor horário para tomar sol e cuidados necessários.
Use roupas protetoras
Chapéus, óculos de sol e roupas de manga longa ajudam a proteger a pele.
Hidrate a pele
A hidratação mantém a barreira cutânea saudável e pode prevenir o aparecimento de manchas.
Como clarear a pele do corpo escurecida pelo sol?
Cremes clareadores
Produtos que contêm ingredientes como ácido glicólico, ácido kójico, hidroquinona e vitamina C podem ajudar a clarear manchas.
Peelings químicos
Tratamentos que removem as camadas superficiais da pele, estimulando a renovação celular.
Tratamentos a laser
Procedimentos feitos por dermatologistas que visam reduzir a hiperpigmentação de forma mais rápida.
Lembrando que as receitas caseiras para clarear a pele não são indicadas e podem piorar ainda mais as manchas de sol.
Antes de fazer qualquer procedimento ou incluir produtos na sua rotina de skincare, é preciso consultar seu dermatologista, combinado?
Protetor solar clareia a pele?
O protetor solar não clareia a pele diretamente, mas é um produto importante no processo de prevenção e tratamento do escurecimento e de manchas. Seu principal papel é proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta (UV), que são os principais responsáveis pelo escurecimento e pela formação de manchas. Vamos entender melhor como o protetor solar atua nesse contexto.
O protetor solar age como uma barreira física ou química contra os raios UVA e UVB, que são emitidos pelo sol. Ao aplicar protetor solar, ele absorve, reflete ou dispersa esses raios, reduzindo significativamente o impacto dos danos solares. Com o uso regular, o ele impede que a pele sofra mais agressões que podem causar as manchinhas e escurecimento.
Além de proteger a pele, o protetor solar também:
Previne novas manchas
O protetor solar evita que novas manchas apareçam, especialmente em áreas já hiperpigmentadas que são mais suscetíveis ao escurecimento adicional.
Protege a pele durante o tratamento
Muitos tratamentos clareadores, como o uso de cremes com ácidos (ácido retinoico, ácido glicólico, etc.), peelings químicos e tratamentos a laser, deixam a pele mais sensível e vulnerável à exposição solar. O uso de protetor solar é essencial para proteger a pele durante esses tratamentos e evitar o efeito rebote, aonde as manchas podem voltar ou piorar devido à exposição ao sol.
Melhora a eficácia dos tratamentos clareadores
Ao prevenir a exposição contínua aos raios UV, o protetor solar ajuda a manter os resultados dos tratamentos de clareamento. Ele impede a ativação da melanina nas áreas tratadas, permitindo que os produtos clareadores funcionem de forma mais eficaz.
Reduz a inflamação
A exposição ao sol pode causar inflamação, o que pode desencadear a produção de mais melanina como resposta inflamatória. O uso de protetor solar reduz essa inflamação, ajudando a controlar a hiperpigmentação pós-inflamatória.
Conheça o Protetor Solar Corporal Spray Bifásico. Com textura leve, proteção solar de FPS 35, FPUVA 12, ele é fácil de aplicar, deixa a pele sequinha, tem rápida absorção e ação hidratante por até 6 horas, tudo o que sua pele precisa. Saiba mais clicando aqui.
A Ollie também possui o Protetor solar em bastão com cor que tem FPS 95, FPUVA 40, é ótimo para cobertura de manchinhas e ajuda a evitar o aparecimento de manchas solares e do melasma, já que tem pigmentos na fórmula que formam uma barreira extra de proteção. Conheça clicando aqui.
Imagem principal retirada do site Freepik.