Albinismo: todos os cuidados que se deve ter com a pele albina
Você sabe o que é albinismo e quais os cuidados que uma pessoa com essa condição deve ter? Vem saber tudo.
O albinismo é uma condição genética que afeta a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, cabelos e olhos. Segundo informações da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), estima-se que no Brasil há aproximadamente 21 mil pessoas albinas, sendo necessário alguns cuidados específicos.
O que é albinismo?
Como adiantamos, o albinismo é uma desordem genética que causa a deficiência ou ausência de melanina. Existem diferentes tipos de albinismo, sendo os mais comuns o albinismo oculocutâneo, que afeta a pele, cabelo e olhos, e o albinismo ocular, que ocorre principalmente nos olhos.
As principais características da pessoa albina é a pele muito branca, a cor do cabelo que pode variar de branco a loiro muito claro, podendo apresentar até tons de amarelo, castanho claro e vermelho. O olho albino pode ser muito claro, variando de azul, cinza a uma tonalidade avermelhada, em alguns casos, a íris pode ser translúcida, permitindo que a luz reflita nos vasos sanguíneos da retina, dando uma aparência rosada.
O que causa o albinismo?
A genética é a única causa para o albinismo. Para que haja a condição, a pessoa precisa herdar duas cópias do gene com mutação (um de cada progenitor). Se apenas uma cópia do gene mutado for herdada, a pessoa será portadora, mas não apresentará os sintomas de albinismo.
Quais são as complicações da pele albina?
Queimaduras solares
A falta de melanina faz com que a pele albina seja extremamente suscetível aos danos causados pelos raios UV, mesmo uma breve exposição ao sol pode causar queimaduras solares graves, resultando em vermelhidão, dor e bolhas.
Lesões pré-malignas e malignas
A exposição repetida aos raios UV sem a proteção adequada pode levar ao desenvolvimento de lesões na pele, essas lesões podem ser:
Pré-malignas: incluem ceratoses actínicas, que são áreas ásperas e escamosas na pele.
Lesões malignas: o risco de câncer de pele, como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, é significativamente aumentado em pessoas com albinismo.
Problemas de visão
A falta de pigmentação no olho albino pode causar problemas de visão como:
Fotofobia: sensibilidade extrema à luz brilhante, causando desconforto e necessidade de usar óculos de sol ou lentes fotocromáticas.
Nistagmo: movimentos involuntários e rápidos dos olhos.
Hipoplasia foveal: desenvolvimento incompleto da fóvea, a área central da retina responsável pela visão detalhada.
Redução da acuidade visual: a visão pode ser significativamente reduzida devido a anomalias na estrutura do olho.
Envelhecimento precoce da pele
A exposição ao sol pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, causando rugas e manchas.
Albinos são mais sensíveis ao sol?
Sim, pessoas com albinismo são extremamente sensíveis ao sol. A ausência de melanina, que atua como uma barreira protetora contra os raios UV, torna a pele albina muito mais suscetível a danos causados pelo sol. Por isso, é extremamente importante incluir o protetor solar na rotina diária.
Quais os cuidados albinos devem ter?
A proteção da pele para evitar queimaduras é o principal cuidado, por isso é indicado que uma pessoa albina:
Use diariamente protetor solar
Aplique um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior, mesmo em dias nublados e dentro de casa. Não esqueça de reaplicar de 2 em 2 horas, caso haja exposição direta ao sol.
Lembre-se de aplicar o protetor em todas as áreas que ficarão expostas, até mesmo nas mãos, pescoço e dorso do pé.
Use roupas de proteção
As roupas de manga longa, chapéus de abas largas e óculos de sol com proteção UV são necessárias em conjunto com o uso do protetor solar.
Evite a exposição solar
Limite a exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos.
Leia também Melhor horário para tomar sol e cuidados necessários.
Hidrate-se
Manter a pele hidratada com loções e cremes apropriados para pele sensível é muito importante, assim evita-se a desidratação e ressecamento da pele.
Faça exames dermatológicos regulares
Consulte um dermatologista regularmente para exames de pele e monitoramento de quaisquer alterações suspeitas, principalmente para evitar o câncer de pele.
Albinismo e câncer de pele
Por conta da ausência ou redução da melanina na pele, pessoas albinas possuem um grande risco de desenvolver câncer de pele, que aumenta caso haja uma exposição frequente ao sol sem a devida proteção solar.
Segundo estudo chamado “A suscetibilidade do albino ao câncer de pele” publicado na Revista Unipacto, entre os pacientes estudados que possuíam tumores, 80% deles se expunham ao sol de forma prolongada, por isso há urgência na conscientização da importância real da proteção solar, iniciando desde a primeira infância para que se torne um hábito ao longo da vida.
A Ollie possui uma linha completa de produtos com alto fator de proteção solar e nas mais variadas texturas, ativos de skincare que hidratam e cuidam da pele e formatos fáceis de levar sempre junto, o que facilita muito a reaplicação ao longo do dia. Conheça toda a linha clicando aqui.
Imagem principal retirada do site Freepik - rawpixel.com.