Melhor protetor solar para pele acneica

Melhor protetor solar para pele acneica

Confira nesse conteúdo dicas e informações sobre acne e uso do protetor solar adequado, e saiba como cuidar da reação dermatológica que atinge cerca de 85% dos jovens entre 12 e 25 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O que é acne?

Ocorrida, geralmente, em rosto, pescoço, peito, costas e ombros, acne é uma condição do processo inflamatório que ocorre quando as glândulas sebáceas, responsáveis por lubrificar e impermeabilizar a pele, ficam obstruídas com oleosidade e células mortas, tornando a área propícia para bactérias e ainda mais oleosidade, que resulta em cravos e espinhas, característicos da acne, além de nódulos. 

Tipos de acne 

Com a obstrução das glândulas sebáceas, alguns tipos de acne podem surgir, diferenciando-se pelo grau de gravidade que depende do número, tamanho e inflamação.  

Não inflamatório, o grau 1 é caracterizado pela acne comedônica, com comedões (cravos) abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos). 

O grau 2, estágio com presença da acne papulopustulosa, é um processo inflamatório, com pústulas (espinhas) e pápulas (lesões com aparência elevadas, vermelhas e inflamadas, contendo pus). 

Com nódulos e cistos, lesões grandes e dolorosas que se desenvolvem abaixo da pele, o grau 3 possui inflamações mais intensas que podem causar cicatrizes, chamado de acne nodulocística. 

O grau 4, estágio mais grave da acne (acne conglobata), é caracterizado pela presença de múltiplos nódulos e cistos que podem causar dor significativa e levar a cicatrizes profundas e permanentes na pele. 

Causas da acne 

As acnes podem surgir por diversos motivos, sendo os principais: 

  • Fatores genéticos: os genes podem influenciar na produção de sebo, resultando no processo inflamatório da pele que a torna mais suscetível à acne; 

  • Fatores hormonais: devido as alterações hormonais, como na puberdade, ciclo menstrual, gravidez e menopausa, pode haver o aumento da produção de sebo que leva à obstrução dos poros e, consequentemente, à acne; 

  • Contato com objetos: o contato frequente com objetos, como bonés, capacetes ou telefones celulares, pode contribuir para a obstrução dos poros e o surgimento de acne em áreas específicas do rosto; 

  • Estresse: o estresse crônico pode levar ao aumento da produção de cortisol, um hormônio que pode estimular a produção de sebo e agravar a acne;

  • Alimentação inadequada: a ingestão em excesso de doces, pães brancos, refrigerantes e laticínios podem estimular a produção de sebo da pele, causando inflamações, como acnes. 

Características de uma pele acneica 

Para identificar se sua pele é ou não acneica, é importante saber as características dessa manifestação, que vão além das pontuadas acima que variam conforme graus, como a oleosidade excessiva, que deixa a pele com aspecto brilhante, os poros dilatados, causados pela obstrução, e a maior sensibilidade. 

Cuidados com a pele acneica 

Para reduzir a frequência e intensidade da acne, melhorando a aparência da pele, alguns cuidados básicos são essenciais, como: 

  • Higienização adequada: com uso de água morna ou fria, lave o rosto pela manhã e à noite, utilizando um sabonete suave e específico para pele oleosa e acneica, evitando esfregões com as mãos e toalhas para não irritar a pele e agravar o quadro de acne; 

  • Tratamento tópico: após a limpeza da pele, principalmente no período noturno, para controle da acne leve a moderada, desde que com orientações dermatológicas, utilize produtos com retinoides, ácido salicílico ou peróxido de benzoíla; 

  • Proteção solar: posteriormente à higienização e utilização de produtos de tratamento, é imprescindível o uso de um protetor solar em gel de amplo espectro, não comedogênico e oil-free, que além de proteger a pele contra os danos do sol, evitará a obstrução dos poros e impedirá que as queimaduras prejudiquem a cicatrização da acne existente; 

  • Manipulação de lesões: não esprema ou cutuque as lesões acneicas, pois isso pode agravar a inflamação e levar à formação de cicatrizes; 

  • Exercícios físicos: sabendo que o estresse estimula a produção de sebo, o gerencie com hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, meditação e atividades relaxantes; 

  • Alimentação: para evitar o agravamento ou surgimento de novas acnes, é importante ter uma alimentação rica em nutrientes, evitando alimentos com alto índice glicêmico, ricos em gorduras saturadas e excesso de laticínios. 

Relação do sol com a piora da acne 

Apesar dos diversos benefícios do sol à saúde, como a produção de vitamina D e a melhora do humor, a exposição não trata a causa da acne e pode, na verdade, piorar a condição a longo prazo. 

Isso porque a exposição excessiva ao sol, sem utilização da proteção adequada, aumenta a produção de sebo, obstruindo os poros e contribuindo para o surgimento de mais cravos e espinhas. 

Durante o tratamento da acne, algumas medicações podem tornar a pele mais sensível à luz solar, causando fotossensibilidade (irritações e reações na pele), se não utilizado um protetor contra os danos da exposição.  

O mesmo ocorrido no processo de cicatrização da acne, em que a proteção é essencial, visto que o sol pode estimular a produção de melanina, o que torna as manchas mais visíveis e persistentes. 

Protetor solar para pele acneica e oleosa 

Sabendo da necessidade do uso de um protetor solar para evitar o surgimento e agravamento do quadro acneico, a dica para escolher o produto adequado é observar os ingredientes na embalagem. 

Para eficácia contra os danos dos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares que agravam o quadro acneico e prejudicam a cicatrização, deve-se escolher o FPS (Fator de Proteção Solar) igual ou superior a 30 

A formulação oil-free e não comedogênica também deve ser levada em conta, já que é ideal para pele oleosa e acneica, devido a não obstruir os poros e, consequentemente, evitar o surgimento e agravamento acnes. 

Prefira texturas leves e toque seco, que são rapidamente absorvidos pela pele, deixando uma sensação mais suave e mate, ideal para peles oleosas e acneicas. 

É vantajoso escolher protetores solares com ativos anti-inflamatórios e calmantes, pois ajuda a reduzir a inflamação e a irritação associada à acne. 

Benefícios do protetor solar para uma pele acneica 

O uso contínuo do protetor solar beneficia a pele acneica de diversas formas, pois regula a produção adequada de sebo, evitando o agravamento da acne, reduz a probabilidade de inflamações que tornam as lesões mais sensíveis e dolorosas, causadas pela exposição aos raios UV, garante a eficácia dos tratamentos, protegendo a pele ao mesmo tempo em que controla a acne, mantém o processo de cicatrização acneico mais controlado, sem o risco de formação de cicatrizes persistentes, e minimiza a hiperpigmentação pós-inflamatória, caracterizada por manchas escuras ou avermelhadas, bloqueando os raios UV que estimulam a produção de melanina. 

Protetor solar com cor para pele oleosa e acneica 

Prático e multifuncional, o protetor solar com cor é uma opção vantajosa para quem possui pele oleosa e acneica, pois combina os benefícios do filtro solar com os da maquiagem. 

Com cobertura leve e uniforme, que ajuda a disfarçar manchas, imperfeições e vermelhidão causadas pelas lesões de acne e hiperpigmentação pós-inflamatória, o protetor solar com cor bloqueia os raios UV, evitando que alcancem a pele e causem danos, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e hiperpigmentação. 

Além disso, quando possui textura leve e toque seco, ajuda a controlar o brilho excessivo e a sensação pegajosa na pele oleosa, contribuindo para um aspecto mate e sem excesso de oleosidade ao longo do dia. 

Tudo o que você encontra no Protetor Solar em Bastão com Cor da Ollie, a melhor opção para pele oleosa e acneica, com proteção de amplo espectro, FPS 95 e FPUVA 40, ativos de skincare como ácido hialurônico e vitaminas C e E, resistência à água e suor e muito mais! 

Acesse nosso site, confira as opções de cores e saiba como escolher a sua! 

Imagem principal retirada do site Pexels - Shotpot